Agora MT Política Governadores do PSDB fazem encontro para unificar discurso contra Dilma
POLíTICA

Governadores do PSDB fazem encontro para unificar discurso contra Dilma

Fonte: Da redação com folha.uol
VIA

Em um ato marcado por simbolismos, o PSDB faz nesta segunda-feira (18), em Poços de Caldas (MG), um encontro nacional no qual governadores e outros quadros deverão afinar o discurso de campanha contra o governo Dilma Rousseff.

A data e o local do evento foram escolhidos para homenagear a campanha pelas eleições diretas no país.

Foi na cidade mineira, há 30 anos, que Tancredo Neves e Franco Montoro -então governadores de Minas e de São Paulo- assinaram a Declaração de Poços de Caldas, uma promessa de engajamento dos dois Estados na luta pelas eleições diretas.

Os tucanos vão aproveitar o ato para fazer críticas ao atual modelo de distribuição de receitas entre União, Estados e municípios.

“O PSDB tem tudo para vocalizar o que é um sentimento do Brasil inteiro: a retomada da Federação e a valorização dos municípios”, disse o deputado Sérgio Guerra, presidente do PSDB-PE.

Tendo à frente o senador Aécio Neves, presidente nacional da sigla e provável rival de Dilma nas eleições do próximo ano, os tucanos também deverão propor “um novo pacto”, com defesa da “autonomia e fortalecimento” de Estados e municípios.

“[Será] Para dizermos chega de concentração de receitas na União. É hora de fazermos um novo pacto, um pacto pela vida, pelo desenvolvimento, pelos municípios e pelos Estados brasileiros”, afirma Aécio em um vídeo sobre o evento divulgado no site do PSDB.

Em gravação também divulgada no site do partido, o deputado federal Marcus Pestana, presidente do PSDB-MG, critica o modelo atual de distribuição de receitas e afirma que o governo Dilma adota uma “política unilateral” indistintamente para todas as regiões do país.

“Você não pode dar o mesmo tratamento, políticas alinhadas a partir de Brasília, para a Amazônia e para o ABC paulista, para o sertão nordestino e para os pampas gaúchos, para o [vale do] Jequitinhonha. São realidades muito específicas. E o governo federal tem centralizado os recursos, tem feito uma política unilateral”, afirmou.

O evento de hoje, chamado de “Federação Já, Poços de Caldas + 30”, também integra a agenda de “Conversa com Mineiros” -série de encontros realizados desde outubro pelo PSDB com dez partidos aliados em diferentes regiões do Estado.

PACTO

O pacto entre mineiros e paulistas na declaração de 1983 é outro ponto simbólico do evento de hoje. Os dois Estados estão no centro de um impasse no PSDB pela definição do nome do partido que disputará a Presidência no ano que vem.

O ex-governador de São Paulo José Serra, que já perdeu duas eleições presidenciais para o PT, insiste em ser candidato mais uma vez, apesar de o senador mineiro Aécio Neves ser o nome preferido da sigla.

Diante da ameaça de Serra de não se empenhar na campanha de Aécio, foi firmado um acordo para deixar para março a definição da candidatura.

Líderes tucanos, porém, já pressionam para antecipar a definição, e o ato de hoje poderá servir para Aécio consolidar apoios em torno de sua candidatura.

Relacionadas

Lula assina medida provisória que prevê redução de 3,5% na tarifa de energia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira (9) a medida provisória que prevê redução de até 3,5% na tarifa de energia...

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

O salário mínimo em 2025 será de R$ 1.502, com aumento nominal de 6,39%. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias...

Secretário de Agricultura Familiar está em observação médica após acidente de carro

O secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, está em observação médica após sofrer um acidente automobilístico, nesta terça-feira (09), na MT-010, que liga...

CCJ da Câmara aprova parecer para que deputado Chiquinho Brazão continue preso

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) o parecer pela manutenção da prisão preventiva do deputado...

Ministro quer modernização de contratos com distribuidoras de energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, na sexta-feira (12), que os contratos com as concessionárias de distribuição de energia devem ser...

Confira como fica Câmara Municipal de Rondonópolis após fim da janela partidária

Na última sexta-feira (5), a janela partidária de 2024 se encerrou e ao longo de 30 dias, vereadoras e vereadores puderam trocar de partido...

Prazo para pagamento do IPTU em Rondonópolis será prorrogado até 30 de abril

O prazo para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 em Rondonópolis será estendido até o dia 30 de abril. A decisão...

PGR diz ao STF que não houve tentativa de asilo de Bolsonaro na embaixada da Hungria

A Procuradoria-Geral da República afirmou ao Supremo Tribunal Federal que não houve tentativa de asilo por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a hospedagem...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas