Com uma equipe de 69 atletas (34 homens e 35 mulheres), o Brasil participa a partir desta sexta-feira 29 do torneio de Atletismo da 15ª edição dos Jogos Mundiais Escolares, a Gymnasiade, em Brasília (DF). A competição será aberta com a qualificação do lançamento do martelo masculino, a partir das 08:30, no Centro de Formação de Bombeiros Militares.

Considerado o maior evento escolar do mundo, a edição deste ano reunirá, no total, 1,7 mil participantes de 14 a 17 anos representando 35 países. As disputas ocorrerão entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. A cerimônia de abertura será nesta quinta-feira 28, às 16 horas, no Ginásio Nilson Nelson.

Um dos destaques da equipe de Atletismo é o carioca Vitor Hugo dos Santos, vice-campeão mundial dos 200 m na categoria menor (até 17 anos), título alcançado em julho em Donetsk, na Ucrânia. Campeão brasileiro e sul-americano da prova, ele é considerado um dos favoritos nos 100 e nos 200 m, provas em que detém o recorde sul-americano da idade, com 10.36 (1.4) e 20.67 (-1.0).

Leia também:  Jogador revelado pelo REC marca contra o Flamengo

Entre outras atrações estão Samory Fraga (salto em distância), Maxwell Lucas de Oliveira (lançamento do dardo), Igor Jerônimo (110 m com barreiras), Núbia Soares (salto triplo), Juliana de Menis Campos (salto com vara), Janaína Fernandes (salto em distância) e Alexandra Pimenta (lançamento do dardo).

A Gymnasiade é realizada a cada quatro anos pela ISF, a Federação Internacional de Esporte Escolar, e reúne os melhores alunos-atletas do mundo na faixa etária. Em sua 15ª edição, esta é a primeira vez que a América Latina e o Brasil são sede do torneio.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.