A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta terça-feira (19) a partir das 8 horas na Praça Brasil, duas ações destinadas ao bem estar da população de Rondonópolis, sendo uma em comemoração ao Dia do Homem e a outra pelo Dia Nacional de Combate a Tuberculose.

Durante o dia a equipe da SMS realizará várias atividades voltadas para a qualidade na saúde do homem e exames para diagnóstico da tuberculose. Lourenço Ribeiro da Cruz Neto, técnico do Programa de Tuberculose do Departamento de Ações Programáticas da SMS, afirmou que nos casos em que forem diagnosticados a doença a pessoas será encaminhada para tratamento.

A DOENÇA

A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. Os principais sintomas são tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, febre no período vespertino e noturno, cansaço, emagrecimento e suor noturno.

Leia também:  Número do Samu volta a funcionar após problema devido às chuvas
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.