Com pouco mais de dois meses em funcionamento, a Havan foi notificada pelo órgão de defesa do consumidor, o Procon, por diversas irregularidades que foram encontradas durante uma fiscalização na empresa que ocorreu na semana passada.
De acordo com o diretor do Procon de Rondonópolis, Juca Lemos, de 40 produtos verificados, quatro deles estavam com preços divergentes.
“10% dos produtos tinham um preço na gôndola e outro no caixa, o que gerou descontentamento por parte de clientes”, pontuou.
Outro aspecto que também foi encontrado é a falta de preço nos produtos. Segundo Juca Lemos, isso deixa o cliente perdido, ou surpreso com o valor da mercadoria no caixa.
O diretor alertou com relação ao número de reclamações contra a empresa, que apesar de ter tido apenas quatro formalizadas, muitas pessoas ligam para tentar um conciliação.
“Vários consumidores que se sentem lesados pela Havan ligam para saber seus direitos, poucos oficializam e tem aqueles que não reclamam, porém é preciso se atentar a isso já que a loja é nova na cidade”, disse Juca.
Ainda conforme Juca Lemos, a maioria das reclamações são de produtos eletrônicos que estragam em dois ou três dias, por lei a empresa não é obrigada a trocar, ela deve mandar o produto para uma assistência, porém muitas lojas tem uma política de trocas para cativar o cliente, que substitui o produto viciado por um novo. “É lamentável uma empresa que diz que presa pelo bem estar do cliente não ter esse tipo de recurso”, fala.
O próximo passo do Procon é autuar a empresa, que se comprovar a falha será aplicada uma multa.