Vereador foi até Campo Verde para conhecer o trabalho realizado na cidade - Foto: assessoria
Vereador foi até Campo Verde para conhecer o trabalho realizado na cidade – Foto: assessoria

O vereador Thiago Silva (PMDB) esteve no município de Campo Verde na semana passada para conhecer o projeto de coleta seletiva implantado no município há três anos. Ele explicou que  Campo Verde é um dos pioneiros no trabalho de separação do lixo e até ganhou em 2012 em 1º lugar o prêmio “Boas Práticas de Gestão Pública”, do Congemas – Colegiado Nacional de Gestores municipais.

“Com as experiências obtidas no Município de Campo Verde, vamos adaptar o projeto a nossa realidade. Além de conhecer o trabalho do executivo e legislativo na implantação da Coleta Seletiva na Cidade, visitei a Cooperativa de Trabalho de Manejo e Reciclagem de Resíduos Sólidos (Cootramar), para conhecer a estrutura básica que os catadores de materiais recicláveis precisam em Rondonópolis para conduzir à cooperativa prevista em nosso projeto”, disse o vereador Thiago Silva.

Leia também:  Prefeito recebe diretores e encaminha demandas da Educação

Após a visita em Campo Verde Thiago Silva vai discutir com os demais vereadores e propor que os trabalhos de coleta seletiva de Rondonópolis sigam os exemplos de Campo Verde.

“Acreditamos que o trabalho de conscientização será fundamental para que a população rondonopolitana possa aderir este programa do descarte correto do lixo e preservação do meio ambiente. Assim como em Campo Verde, vamos propor mudança na legislação para que a cooperativa possa ter condições de iniciar seus trabalhos. Vamos trabalhar para ajudar as cooperativas na captação de recursos para construção de barracão e a compra de prensas” ressaltou o vereador.

Conforme Thiago Silva, durante a visita se informou que a cooperativa de catadores de Campo Verde recebeu vários incentivos para o inicio do projeto. Os vereadores daquele município criaram leis em prol da mudança de hábitos da população que aderiu ao projeto. Uma lei municipal determina que a população de Campo Verde faça a coleta seletiva do lixo. Para colocar a lei em prática, foram instaladas lixeiras para a coleta seletiva nas principais avenidas e nos prédios públicos da cidade. Além disso, um caminhão faz o recolhimento do lixo reciclável nas residências.

Leia também:  Do suor negro da fuligem ao suor da alegria

O projeto de autoria do vereador Thiago Silva que institui o programa de coleta seletiva em Rondonópolis está previsto para ir para votação na Câmara Municipal ainda no mês de novembro.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.