capa livro não conta para mamãe“Aos dez anos de idade, deixei de esperar que as pessoas gostassem de mim.”

A frase que dá título ao livro de Toni Maguire, Não Conte para a Mamãe, poderia ser um pacto ingênuo entre dois irmãos ou uma brincadeira entre crianças. Infelizmente, não é o caso. Na verdade, é a ameaça sofrida pela autora durante os quase dez anos em que foi violentada pelo próprio pai.

O livro, passado nos anos 50, é o relato sincero e estarrecedor de uma menina que além do assédio, sofreu com a omissão materna.

A mãe, por mais que Toni fosse pequena para perceber, sempre deu sinais de plena consciência da realidade.

Leia também:  Depois de 25 anos | Caetano Veloso regrava música composta por Roberto e Erasmo Carlos

Talvez o medo de perder o charmoso marido tenha resultado nesta atitude. Por exemplo: ela sempre arrumava a filha para que fosse a mais bonita de todas. Após o início do assédio, começou a se irritar sempre que a menina colocava uma roupa limpa ou simplesmente penteasse o cabelo. A opressão chegou ao ponto de a mãe tirar toda a luz do quarto da menina, dizendo que ela deveria dormir cedo e não ficar lendo – sua grande paixão.

Para piorar, devido ao enorme número de mudanças de cidade que a família realizou, Toni nunca teve uma amiga de verdade. Seus parceiros mais próximos foram duas cachorrinhas.

Não Conte para a Mamãe é o relato assustador e, ao mesmo tempo, tocante da pequena Toni, negligenciada e traída por aqueles em quem mais deveria poder confiar. Um livro de difícil leitura, mas fundamental nos dias de hoje.

Leia também:  Quem é Cardi B, a rapper que destronou Taylor Swift do topo das paradas dos EUA

Violentada constantemente pelo pai, chegando a engravidar, Toni resvalou a completa destruição.

Sua recuperação e seu reconhecimento como escritora servem de exemplo para crianças e jovens vítimas, todos os dias, de abusos sexuais, mostrando-lhes que é preciso lutar contra essa condição e que é possível vencer a luta.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.