O Atletismo do Brasil colocou 53 atletas (32 no masculino e 21 no feminino) entre os top 50 no Ranking Olímpico de 2013 – na categoria adulta – em 27 provas individuais (15 masculinas e 12 femininas) ao ar livre, conforme listas divulgadas pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Destes 53 nomes, 28 (15 homens e 13 mulheres) estão entre os top 30.

O melhor resultado do ano, porém, foi no revezamento. O 4×100 m feminino alcançou o 4º lugar, com 42.29, tempo obtido na fase semifinal do Campeonato Mundial de Moscou, na Rússia, em agosto. Com a marca, a equipe – formada por Evelyn Santos, Ana Cláudia Lemos, Franciela Krasucki e Rosângela Santos – registrou novo recorde sul-americano.

Leia também:  União volta a jogar sábado pelo Sub-19

Ainda entre as mulheres, Keila Costa ficou na 5ª posição no triplo e Fabiana Murer é a 6ª no salto com vara. No masculino, Thiago Braz obteve o 5º lugar no salto com vara, prova em que Augusto Dutra é o 7º. Mauro Vinícius “Duda” da Silva (salto em distância) e Carlos Chinin (decatlo) alcançaram o 6º lugar. E o revezamento 4×400 m é o 7º.

Em seu primeiro ano como adulto, Thiago Braz terminou a temporada como o brasileiro mais bem colocado na categoria masculina, 5º com 5,83 m, resultado obtido ao conquistar o título do Sul-Americano de Cartagena, na Colômbia, em julho, quando também estabeleceu novo recorde continental para a prova.

Campeão mundial de juvenis no ano passado, em Barcelona, na Espanha, e ganhador da medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura em 2010, Thiago Braz completa 20 anos no próximo dia 16 de dezembro.

Leia também:  União vence e avança na série D

“Foi uma estreia boa no adulto e espero continuar evoluindo”, disse o atleta nascido em Marília, vice-campeão brasileiro de 2013, que integrou a seleção no Campeonato Mundial de Moscou, em agosto. “Foi o melhor ano de minha vida e espero melhorar cada vez mais os meus resultados.”

Abaixo, os brasileiros no Ranking Olímpico (que considera até três atletas por prova por país).

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.