Dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que Mato Grosso mantém curva de crescimento no consumo de combustíveis ao longo de 2013 e em comparação ao ano passado. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Sindipetróleo), esboça alguns comparativos que confirmam essa ascendência.

Em outubro de 2013, foi registrado um crescimento de 10,9% no consumo de etanol hidratado, 0,7% na gasolina C e 10% no óleo diesel, em relação ao mesmo mês de 2012.

No acumulado de janeiro a outubro, o etanol cresceu 35,2%, a gasolina C reduziu 0,7% e o óleo diesel aumentou 10%. Considerando o ciclo Otto (gasolina C + etanol) a alta foi de 11,6%, enquanto que a média Brasil é de 4,8%. O comparativo dos volumes acumulados de janeiro a outubro, no Brasil, traz os seguintes números: etanol 7,7%, gasolina C 4,1% e óleo diesel com 5,5%.

Leia também:  Governo aumenta em 11% os repasses para os municípios

Na avaliação do diretor-executivo do Sindicato, Nelson Soares Junior, o forte crescimento do volume de etanol (35,2%) em Mato Grosso se deve ao aumento da frota de automóveis, na sua maioria flex. Ele aponta que é preciso considerar também a paridade de preços entre a gasolina e etanol. O valor do combustível derivado da cana de açúcar mantém-se abaixo de 70% do valor do produto proveniente de petróleo há mais de dois anos. “Os veículos flex permitem a escolha do combustível a se utilizar em função do custo na bomba. Em geral é mais econômico, do ponto de vista do combustível, abastecer o veículo com etanol quando o preço do litro for inferior a 70% do valor da gasolina, pois o ganho no desembolso compensa a perda de autonomia”, explica.

Leia também:  Exportação de carne bovina aumenta e MT atinge novo recorde

Já o crescimento do diesel está relacionado ao desempenho do segmento agrícola que bate recorde de produção a cada safra. Em litros, Mato Grosso apresenta os seguintes volumes de consumo entre janeiro e outubro de 2013: Etanol Hidratado em 2012 o consumo era de 292.719 e passou para 395.898 neste ano, o Óleo Diesel era de 2.090.027 e passo em 2013 para 2.296.330 e por fim a Gasolina C ano passado era de 493.993 e foi registrado o consumo de 482.237, conforme dados da ANP.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.