Estão abertas inscrições gratuitas para a oficina Crítica do Audiovisual Brasileiro: Leituras Regionais, que será realizada em turma única nos dias 09, 10 e 11 de dezembro, no cinema do Sesc Arsenal. O projeto foi selecionado pela Bolsa Fundação Biblioteca Nacional / Funarte de Circulação Literária ao todo passará por cinco capitais, sendo que já foi realizada em Manaus (AM), Teresina (PI), Brasília (DF) e irá para ainda para Cuiabá (MT) e João Pessoa (PB).

A atividade pretende reunir interessados em analisar e escrever sobre produções audiovisuais, especialmente as do contexto regional, privilegiando o esforço de compreensão das contribuições específicas que os filmes trazem para o debate artístico e social. O diálogo promovido pela crítica informa públicos, influenciar realizadores, contribuindo para o desenvolvimento do setor audiovisual, de acordo com Sávio Stoco, mestrando em Artes Visuais pela Unicamp, que ministrará a oficina.

Leia também:  Governo lança edital para Bolsa Atleta 2017

“Com o vídeo digital a partir dos anos 2000, a produção audiovisual brasileira se tornou possível em muitas localidades onde antes era pouco praticada. A iniciativa desta oficina pretende dialogar com este movimento contemporâneo que tem fomentado a expressão de muitas realidades e imaginários. O desafio para o crítico é ter a sensibilidade de perceber as transformações que os filmes imprimem nos conteúdos que abordam”, disse Sávio que também é pesquisador do Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas.

Praticada em ocasiões diversas, como em estudos acadêmicos, publicadas em jornais ou de forma independente em blogs e sites, a crítica audiovisual pode ser exercida por interessados de várias formações. O que inclui até realizadores audiovisuais interessados em refletir sobre seus próprios filmes.

Leia também:  Abertas inscrições da 2° corrida Rotam Extreme

As inscrições gratuitas podem ser feitas desde já pelo e-mail [email protected] A oficina, em turma única, será realizada no Sesc Arsenal, Rua Treze de Junho, s/n – Centro Sul. A atividade compreende carga horária de 12h, das 18h às 22h nos três dias.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.