Prato escolhido - Foto: assessoria
Prato escolhido – Foto: assessoria

O espetinho rondonopolitano, essa foi a inspiração de Paula Adriana Duarte vencedora do concurso para a escolha do prato típico de Rondonópolis, realizado na noite desta terça feira (3). O evento culinário foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Rondonópolis, através do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  com a proposta de criar, por meio de uma competição gastronômica, um prato típico que representasse Rondonópolis e seus 60 anos de emancipação política administrativa.

A disputa foi acirrada entre os sete finalistas do concurso, as criações tinham como base carnes, peixes, massas e saladas e principalmente elementos ligados a nossa cozinha local. O grupo de jurados composto por membros da sociedade rondonopolitana, com o reforço do prefeito Percival Muniz, seguiu rigorosamente os critérios estabelecidos nas reuniões entre os participantes e a organização do concurso, como a apresentação visual do prato, criatividade, harmonia dos sabores e o histórico da receita (para explicar o que levou o ‘Chef’ a criar a receita, levando em conta o contexto histórico da cidade).

A Gerente do Departamento de Turismo, Melissa Tonsic organizadora do concurso, destacou o empenho dos participantes na competição. “A harmonia entre os ‘chefs’ mostrou o espírito saudável do concurso. É uma pena que tenhamos que escolher apenas um prato para representar a culinária rondonopolitana”, comentou Melissa.

Leia também:  Prefeitura esclarece informações acerca do Carnaval publicadas em matéria

O ambiente descontraído na cozinha disponibilizada para a realização do evento deu lugar a ansiedade, assim que os pratos foram levados para a exposição e apreciação dos jurados. A etapa seguinte foi o estudo das receitas, a análise dos ingredientes e a relação histórica do prato com a cidade de Rondonópolis, e se seguiu um debate caloroso entre os integrantes da banca.

Na mesa de exposição uma mistura de sabores e aromas para o deleite do conceituado júri:

Lasanha Pintado à Rondonópolis – por Maria Aparecida Tartori

Costela Recheada Rosa Bororo – por Vanderlei Farias

Filé à moda Rondon – por Mário Luis Leal

Rondonópolis P.O – por José Flávio Matias

Panelinha Rondonópolis – por Dulce Helena Aguiar Galdino

Roobife no palito – por Paula Adriana Duarte

Pintado à Rio Vermelho – por Marcelo Braga Machado

O momento mais esperado da noite foi a degustação das receitas, na composição do júri, a ‘chef’ de cozinha Gina Bezerra, a também ‘chef’ Vanessa Guerra, o gourmet Elias Farah, o advogado José Aparecido Alves Pinto, o empresário Ernando Cabral, o gourmet Marcelo Javier e o Prefeito Percival Muniz saborearam as receitas, logo após foi feita a contagem dos pontos e foram classificados três pratos, Panelinha Rondonópolis, Roobife no palito e o Filé à moda Rondon.

Leia também:  Concessionária informa interdição para obras na BR-163 em Rondonópolis

Na fase final do concurso, os ‘chefs’ classificados fizeram a defesa de sua criação para a banca avaliadora, após foi feito o anúncio do prato típico de Rondonópolis. A vencedora foi a culinarista Paula Adriana, com a receita Roobife no palito (confira a receita), ela falou da emoção de ter sua criação com a escolhida para representar a gastronomia local. “É uma satisfação muito grande e uma surpresa também, porque tinha muita gente boa no concurso, eu experimentei os outros pratos e estavam muito saborosos. E nós tentamos nos inspirar no que encontramos no dia a dia da cidade, todo fim de semana as pessoas se reúnem para um churrasco. Então seja na esquina no espetinho ou no churrasco da família e os amigos, a composição do churrasquinho , do espetinho e do palitinho, daí saiu o prato”, explicou  Paula.

Leia também:  Próximas 72h são decisivas para o transporte coletivo de Rondonópolis

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Ferreira destacou a importância da realização do concurso. “É uma honra para nós no aniversário de 60 anos de Rondonópolis apresentar o prato típico da cidade para a sociedade e no futuro em um restaurante olharmos para o cardápio e escolhermos o prato típico da cidade, isso é um orgulho para todos nós”, falou Edson Ferreira.

No final do evento, o Prefeito Percival Muniz agradeceu a todos que participaram do concurso. “É um momento muito importante para a continuidade da construção da história do Município. Essa era uma lacuna que foi preenchida exatamente na comemoração do aniversário de 60 anos de emancipação política administrativa de Rondonópolis e estou muito feliz com essa ação”, finalizou o prefeito.

Todo processo foi documentado e registrado em cartório e o prato Roobife no palito, de Paula Adriana se tornará patrimônio público de Rondonópolis.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.