A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou hoje (10) o resultado do terceiro levantamento da safra brasileira de grãos 2013/2014 com previsão de crescimento da produção em 4,8% em relação à última estimativa. Pelos cálculos, o país deve produzir 195,9 milhões de toneladas de grãos, com crescimento de 3,6% na área plantada, que deve passar de 53,2 para 55,2 milhões de hectares.

De acordo com a Conab, a soja foi o principal destaque do levantamento – crescimento de 10,5%, com produção estimada em 90 milhões de toneladas. Os estudos para o terceiro levantamento de safra ocorreram de 24 a 30 de novembro. Mais de 60 técnicos da Conab estiveram em campo para atualizar as informações de área, produção e comportamento climático nos estados da região Centro-Sul, em Rondônia, no Tocantins, no oeste da Bahia e sul do Piauí e Maranhão.

Leia também:  Estimativa do Imea aponta aumento de 1,4% no valor bruto de produção em MT

A área usada para o cultivo de soja também registrou crescimento, com avanço de 6,2%, passando de 27,7 para 29,4 milhões de hectares. Já o milho, com os resultados combinados de redução da safra de verão, aliados à metodologia da Conab, apresentou diminuição da área plantada de 2,5%, passando de 15,8 para 15,4 milhões de hectares. Culturas como o arroz, feijão e algodão apresentaram aumentos em relação à área plantada.

No Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje a estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas para este ano. A previsão de 186,8 milhões de toneladas é a mesma da estimativa de outubro. Em 2012, foram produzidas 161,9 milhões de toneladas.

Leia também:  Aluguel no Brasil é o mais barato desde segundo trimestre de 2014
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.