Entre os dias 28 de novembro a 1º de dezembro aconteceu o 40º Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), nas cidades mineiras de Contagem e Belo Horizonte. O Congresso iniciou com 7.063 delegados aptos à votação no primeiro dia de evento. Sendo que o estado de Mato Grosso se tornou destaque como a 4ª maior delegação do Brasil participante do 40º CONUBES e Rondonópolis foi credenciado com 48 delegados para representarem os estudantes.

A programação do evento envolveu debates, grupos de discussão, plenárias e atividades culturais. O passe livre, reforma do currículo do ensino médio, financiamento da educação, ensino técnico, Conferência Livre da Educação (CONAE 2014) e emancipação feminina foram pautas centrais que movimentou os delegados dos 27 estados.

Leia também:  PRF recupera camionete roubada em Rondonópolis

A história da UBES acumula-se com inúmeras vitórias e participações em eventos importantes para a vida política do país, como a resistência à ditadura militar, a luta pelo passe-estudantil, pela meia-entrada em atividades culturais, esportivas e sociais, pelo voto aos 16 anos, o Impeachment do Presidente Fernando Collor, o estatuto da juventude e a campanha pela aprovação dos royalties do Pré-Sal investido na educação.

“A cada congresso, a entidade reafirma sua história e renova suas pautas e lutas. Foi uma campanha árdua de mobilização nas escolas rondonopolitanas, enfrentamos barreiras de acesso em algumas instituições antidemocrática que não respeita o direito dos estudantes de se organizarem, garantida pela Lei nº 7.398/1985, lei do Grêmio Livre. Ao mesmo tempo que tivemos grande apoio do Subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP-MT) e da população de Rondonópolis que colaboraram com a ida dos delegados ao congresso” declarou a estudante, Pâmella A. Balcaçar, coordenadora da campanha na região sul do estado.

Leia também:  Rondonópolis se destaca em Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu e ganha 25 das 40 medalhas

Durante o evento foram aprovados as resoluções que orientarão as ações da entidade na próxima gestão, além de ter elegido a nova diretoria à frente da UBES para o próximo biênio com a presidência da estudante Carioca, Bárbara Melo, e tendo o encerramento com uma passeata nas ruas de Belo Horizonte.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.