Com alguns cuidados, o primeiro dia pode ser tranquilo - Foto: Reprodução/ Internet
Com alguns cuidados, o primeiro dia pode ser tranquilo – Foto: Reprodução/ Internet

Um novo ano está chegando e para muitos pais, principalmente os de 1ª viagem, o primeiro dia de aula dos filhos começa a preocupar. Segundo especialistas, em alguns casos o sofrimento com essa separação se torna maior para os pais do que para os filhos.

Para algumas crianças, o momento de ir para a escola pela primeira vez pode ter sentido de abandono e se tornar um momento traumático. Para especialistas, a presença do pai ou da mãe dentro do ambiente escolar é importante nos primeiro dias, ainda que seja por alguns minutos.

Há escolas que fazem um trabalho de adaptação. Nos primeiro dias são realizadas brincadeiras lúdicas para estabelecerem vínculos entre aluno/professor e com período reduzido, para então darem início ao ensino pedagógico. Este é um momento de desafio para os pais, professores e criança.

Leia também:  Camarote tem princípio de incêndio na 45ª Exposul

Outra saída para amenizar essa ansiedade, segundo psicólogos, é que os pais façam uma preparação para esse dia tão atípico na vida da criança, como por exemplo, a compra do material escolar. Levar a criança para a escolha pode ajudar ao pequeno a se entusiasmar e criar bons anseios para o inicio das aulas. Conversar sobre o que ela vai encontrar na escola, também contribui bastante.
Porém, se mesmo assim na porta da escola a criança bater o pé e se negar a entrar, os pais devem ser irredutíveis. Por mais difícil que seja, por mais apertado que fique o coração, se eles abrirem mão no primeiro dia, não será diferente nos outros. Os pequenos precisam aprender desde cedo, que ir a escola é fundamental.

Leia também:  Papo Empresarial discute hoje como cumprir metas

Este é um processo natural de amadurecimento e crescimento da criança e é importante que ela seja preparada para ir para escola com segurança, calma e sem agitação ou ansiedade embora esteja vivendo um momento novo em sua vida.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.