Comer é bom – ponto final! Mas comer de qualquer jeito é burrice. Na vida, para tudo há uma estratégia e na mesa não é diferente. Além de exercícios físicos constantes, alimentar-se de forma inteligente é essencial, pois cada alimento se comporta de um jeito diferente em nosso organismo e nós precisamos tirar vantagem disso. A seguir, você confere 8 alimentos que ajudam a controlar o peso sem sacrifícios.
Cereal matinal
Cereais matinais costumam ser ricos em fibras alimentares. E por que isso é importante? Porque alimentos com grandes quantidades de fibras, além de facilitarem a digestão, possuem a capacidade de dar saciedade com mais rapidez e por mais tempo.

Mas não se engane! Não são todos os tipos de cereais que ajudam a emagrecer. Tenha preferência justamente por aqueles com menos açúcar e mais fibras.
Iogurte sem gordura
O iogurte natural é excelente fonte de cálcio, mineral que ajuda a combater o acúmulo de gordura. Sabe-se que pessoas que ingerem pouco cálcio tendem acumular mais gordura em seus organismos devido a liberação do hormônio calcitrol. Laticínios em geral são grandes fontes de laucina, aminoácido que ajuda a combater as gorduras, bem como possuem boa quantidade de proteína.

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A ingestão do iogurte natural levemente adoçado (ou não) pode funcionar como “lanchinho” entre as principais refeições, saciando e ativando o metabolismo.
Amendoim
Amendoins ajudam na perda de peso e diminuem o nível do açúcar no sangue, evitando aquela sensação de fome constante. São ricos em ácidos graxos, ótima fonte de proteína vegetal e fibras, além de ajudar a manter a pressão arterial normal. Acredita-se que a inclusão moderada do amendoim na dieta faz com que se sinta menos fome e, consequentemente, coma-se menos. Lembrando: comer com moderação, pois o amendoim é rico em óleos, benéficos, mas que podem levar ao ganho de peso! Veja-o como um auxiliar.
Peru
Quem diria que o prato central da ceia pode ajudar a emagrecer! Mas vamos com calma, afinal, tudo em excesso é prejudicial. O peru é uma das aves com menos calorias por grama e também possui leucina, que preserva os músculos durante a perda de peso e acelera o metabolismo.

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Proteínas também costumam saciar mais que carboidratos ou gordura. Na ceia, tudo dependerá da quantidade de peru que você ingerir e da forma como ele foi preparado. No dia-a-dia, o peito de peru fatiado pode substituir os presuntos ou mortadela.
Salmão
É peixe, nem precisava dizer mais nada, mas aqui vou eu: é rico em proteínas e gorduras importantes como o ômega 3, que ajuda a desinflamar o organismo e regular os hormônios, além de ativar o metabolismo. Aqui vale o mesmo conselho do amendoim: coma moderadamente, pois o salmão é um peixe rico em gorduras boas, mas que podem levar ao sobrepeso se consumido em excesso.
Alface
Velha conhecida das saladas de todos os dias, a alface, assim como outros vegetais de cor verde, possuem baixíssimas calorias e muita quantidade de fibras. Isso significa que você pode comer em grande quantidade. O truque pode ser comer uma salada grande no almoço ou uma salada moderada antes da principal refeição, o que já fará que você coma menos. Abuse também do espinafre, da rúcula, do agrião e do brócoli.
Óleo Enova
O óleo de enova é obtido através dos óleos de canola e soja. É compostos de diglicerídeos, que são absorvidos pelo corpo de forma diferente dos triglicerídeos, não se transformando em gordura de forma rápida. Estudos mostraram que quem consome mais óleo de enova consegue perder mais peso que com outros tipos de óleos.
Berries
As berries não são comuns no Brasil, mas vêm se popularizando. Talvez as mais popular por aqui sejam o mirtilo, conhecida lá fora como blueberry, e a framboesa (raspberry). Apesar da grande variedade, o que essas frutinhas possuem em comum é o grande poder de dar saciedade, graças a enorme concentração de fibras, principalmente o mirtilo, a framboesa e a blackberry.

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