Quem já fez regime com acompanhamento médico sabe como funciona – deixar de comer não significa perder peso. “O corpo não sabe quando irá receber alimentos novamente e, por isso, reduz o ritmo do metabolismo para poupar energia”, conta a nutricionista Leila Froeder.
Logo, o lanchinho entre as refeições é essencial para conseguir um bom resultado na reeducação alimentar. “Ficar mais de quatro ou cinco horas sem comer afeta o metabolismo do corpo e, consequentemente, há uma maior absorção de alimentos e nutrientes na refeição seguinte”, continua. Segundo a nutricionista, “Perder peso requer uma mudança de vida para corrigir os maus hábitos e ensinar a pessoa a se alimentar de maneira correta, o que resulta também na conquista do peso ideal”.

Leia também:  O revés das dietas sem glúten

Portanto, além das três refeições principais, é imprescindível fazer três pausas para comer alguma coisa entre elas. Dessa maneira, você acelera o metabolismo e, quando chegar a hora do almoço ou do jantar, a fome não estará tão grande a ponto de lhe tirar o controle das escolhas alimentares. Mas como fazer com que as calorias ingeridas não atrapalhem a sua meta? Substituir alimentos refinados por integrais é uma das soluções. “A cada 3 horas, consuma lanches ricos em fibras e gorduras saudáveis que aumentam a saciedade, como iogurte desnatado com morangos mais uma colher de sopa de linhaça em pó”, sugere Leila.

Não se esqueça também de sempre tomar um bom café da manhã. “De acordo com um estudo divulgado na revista Obesity Research (2002), entre 3 mil pessoas que emagreceram cerca de 15 quilos (ou mais) durante um ano, aproximadamente 78% relataram tomar café da manhã todos os dias”, conta a especialista.

Leia também:  Já ouviu falar em falsa magra?

O bom senso é um grande aliado quando se deseja perder peso. Nada de salgadinhos e alimentos industrializados com muito sódio ou açúcar, como bolos e chocolates. Leila Froeder preparou oito dicas de lanchinhos saudáveis especialmente para o Portal Vital – cada um com menos de 150 calorias. Assim, você pode entrar na “regra das três horas” sem sofrer ao subir na balança!

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.