O vereador Fábio Cardozo (PPS) participou nesta quinta-feira (05), do 4º Simpósio de Desenvolvimento Regional do Sul de Mato Grosso, promovido pelo curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis. O evento tratou da conjuntura econômica de Rondonópolis, através de uma análise dos indicadores nacionais, estaduais e municipais que demonstraram o comportamento da economia local.

Ao analisar a conjuntura econômica local do ponto de vista público, Fábio, que também é economista e palestrou durante o Simpósio, citou os programas habitacionais do governo que gerou uma série de vantagens para o município, especialmente na área de construção, gerando empregos e aumento de consumo nas lojas de materiais de construção que, consequentemente, gerou aumento de arrecadação de impostos por parte do Executivo Municipal. “A área de construção civil cresceu graças aos investimentos públicos mesmos nas casas particulares financiadas, já que boa parte dos financiamentos advém dos bancos públicos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil”, citou o Fábio.

Leia também:  Câmara garante destinação de materiais sem condições de uso

Na oportunidade, Fábio falou ainda da atuação dos economistas nas políticas públicas que, em sua opinião, é imprescindível para colaborar na formulação de políticas públicas. Ele e o vereador Thiago Silva (PMDB), que também é economista e participou do evento, defenderam que sejam abertas vagas para economistas no concurso público que será realizado pela prefeitura municipal. ”O economista é o profissional ideal para elaborar projetos a serem utilizados na busca de recursos e investimentos para o município, pois eles estão preparados para isso, têm a visão econômica. Os investimentos oxigenam a economia local, geram empregos, impostos, aumento de consumo, enfim, fomentam o desenvolvimento e os economistas sabem exatamente o caminho a seguir para fazer essa busca”, explicou o vereador.

Leia também:  Thiago Muniz fecha o ano com ações importantes em obras estruturais e UTI Pediátrica

Por fim, Fábio e Tiago se comprometeram a fazer uma indicação, através da Câmara Municipal, ao prefeito Percival Muniz onde será feita a solicitação da inclusão de vagas para economistas no próximo concurso público a ser realizado pela prefeitura, notícia que foi  muito comemorada pelos alunos do curso de Economia.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.