A atividade econômica brasileira registrou contração de 0,31% em novembro em relação ao mês anterior, mostrou o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de acordo com dados dessazonalizados.

O resultado negativo veio após alta em outubro de 0,71% no indicador considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), em número revisado pelo BC após divulgação anterior de avanço de 0,77 %.

Na comparação com novembro de 2012, o IBC-Br teve alta de 1,94, acumulando em 12 meses avanço de 2,61%, segundo dados dessazonalizados do BC.

O resultado negativo do IBC-Br em novembro reforça o pessimismo em relação à economia no quarto trimestre de 2012, após contração de 0,5% entre julho e setembro ante os três meses anteriores.

Leia também:  Gás de cozinha tem novo reajuste e deve ficar mais caro

O destaque negativo de novembro ficou para a produção industrial, que recuou 0,2% sobre outubro, interrompendo três meses seguidos de alta.

Por outro lado, as vendas do comércio varejista tiveram alta de 0,7% naquele mês ante outubro, o nono resultado positivo.

A pesquisa Focus do BC mostra que a expectativa do mercado para o PIB em 2013 é de que tenha havido um crescimento de 2,27%.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.