Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Beber água evita que dengue evolua para quadro grave
SAúDE E BEM-ESTAR

Beber água evita que dengue evolua para quadro grave

Fonte: Da redação com Saúde e Bem Estar
VIA

Em 2013, mais de 500 brasileiros morreram de dengue e quase 1 milhão e meio contraíram a doença.
No Bem Estar de sexta-feira (17), o infectologista Caio Rosenthal explicou que não há um grupo de risco para desenvolver a doença – qualquer pessoa, mesmo a mais saudável, pode pegar e evoluir para um quadro mais grave.
Em caso de suspeita da doença, a dica principal é beber bastante água, cerca de 3 a 4 litros ao dia, como alertou o médico. Isso ajuda a evitar o risco de choque hipovolêmico e até mesmo um quadro mais sério, como a morte. Se o médico observa no hospital que o paciente não vai conseguir beber a quantidade adequada de água por algum motivo, ele deve colocar o soro fisiológico imediatamente para ajudar e evitar a desidratação. O infectologista acrescenta ainda que pessoas que já pegaram dengue uma vez podem ter complicações maiores se pegarem a doença novamente.
Para o telespectador Sidney Matsuguma, por causa da falta de hidratação, sua mulher não conseguiu sobreviver à dengue (veja no vídeo ao lado).
A cabeleireira Adriana, que era uma mulher saudável, fazia exercícios físicos regularmente, se alimentava bem e não tinha nenhum problema de saúde, acabou pegando a doença junto com o marido – ele foi logo ao hospital, tomou remédios e se recuperou, mas ela desenvolveu um quadro mais sério, foi internada e não resistiu, como mostrou a reportagem da Solange Riuzim, de Campo Mourão, no Paraná.
Apesar de o casal ter contraído a doença quase ao mesmo tempo, o infectologista Caio Rosenthal alerta que ela não é transmitida de pessoa para pessoa – o fato de duas pessoas do mesmo ambiente terem dengue significa que aquele ambiente é favorável para que o mosquito apareça.
Para se proteger contra esse mosquito, fora todos os hábitos que ajudam, como evitar água parada em pneus e vasos e colocar uma tela fina nas janelas, por exemplo, há também a esperança de uma vacina. Há 80 anos, cientistas do mundo inteiro buscam essa vacina e, segundo o diretor da Divisão de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan, Alexander Precioso, as pesquisas estão no caminho certo.
Em 2005, o Instituto fechou uma parceria com empresas nacionais de saúde dos Estados Unidos para desenvolver essa vacina – como mostrou a reportagem da Carla Modena (veja no vídeo ao lado), os quatro vírus causadores da dengue tiveram o material genético modificados para que a pessoa vacinada produza os anticorpos, mas não desenvolva a doença.
Agora, a vacina será testada em 50 pessoas na cidade de São Paulo, homens e mulheres entre 18 e 59 anos saudáveis e que nunca tiveram dengue. Com esses primeiros resultados, os cientistas poderão ampliar os testes para um grupo maior de pessoas, incluindo quem já teve a doença. Segundo os pesquisadores, a vacina pode estar disponível a partir de 2018, como mostrou a reportagem.
Enquanto isso não acontece, os especialistas continuam reforçando a importância de adotar medidas de prevenção, como recolher recipientes que possam acumular água no dia a dia.
Caso isso aconteça, as fêmeas do mosquito depositam os ovos dentro desses recipientes e no futuro, esses ovos se transformam em larvas, que crescem e se tornam mosquitos adultos. De acordo com o engenheiro agrônomo Luís Fernando Macul, a conscientização da população é extremamente importante para reduzir a infestação de dengue.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas