Sam Smith, cantor inglês de 21 anos, indicado como maior revelação musical para 2014 pela BBC (Foto: Divulgação)
Sam Smith, cantor inglês de 21 anos, indicado como maior revelação musical para 2014 pela BBC (Foto: Divulgação)

O cantor inglês de 21 anos Sam Smith foi eleito nesta sexta-feira (10) a maior aposta musical de 2014, segundo o levantamento da BBC chamado “Sound of 2014”. O jovem músico, que transita entre o soul-pop, música eletrônica e r&b, foi escolhido como revelação na votação que inclui 170 críticos dos mais importantes veículos de comunicação da Grã Bretanha. Na quinta-feira (9), Sam recebeu outro reconhecimento importante no país: o prêmio da crítica do Brit Awards.

A votação anual feita pela BBC já indicou, em anos anteriores, cantores como Adele, Mika e 50 Cent, que confirmaram o sucesso esperado. Outros vencedores passados, como The Bravery e Little Boots, tiveram menos destaque depois da eleição.

Leia também:  Nasce Teodoro, 2º filho de Michel Teló e Thais Fersoza

Sam Smith participou, como vocalista convidado, de duas faixas que tiveram repercussão na Grã Bretanha. No início de 2013, foi lançada “La la la” (veja letra e ouça), com o produtor Naughty Boy, que já teve 230 milhões de visualizações no YouTube. Ele também gravou “Latch” (veja letra e ouça), com o duo Disclosure, outro nome recente celebrado pela crítica inglesa. O primeiro álbum completo solo, no entanto, só vai sair neste ano.

Sam chama atenção pelo vocal agudo, com influências que chegam até Aretha Franklin e Whitney Houston. Os falsetes e a referência de Whitney aproximam Sam Smith do “xará brasileiro” Sam Alves, mas o inglês se aproxima mais da produção eletrônica contemporânea. A BBC classifica a voz do jovem cantor como “extraordinária”.

Leia também:  Luan Santana diz que vai se arriscar no heavy metal e fãs apostam em pegadinha

MÚSICA DE TRABALHO

“Money on my mind”, música que a emissora inglesa destacou ao anunciar a vitória de Sam Smith, tem letra que desdenha do dinheiro e do luxo, assim como outros jovens cantores como Lorde e Macklemore com seus hits que ironizam a ostentação. Ele vai lançar a faixa como single em fevereiro, segundo a BBC, mas ela já é tocada em rádios britânicas. Clique para ouvir “Money on my mind”, de Sam Smith.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.