Do total de vagas disponibilizadas nesta edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), quase 44% são destinadas a ações afirmativas – seja por meio da lei de cotas, seja por políticas definidas pela própria instituição. No ano passado, a porcentagem de alunos cotistas foi a mesma .

Ao todo, 171.401 vagas estão no sistema, criado em 2010 para unificar a oferta de vagas de instituições públicas. No site, é considerada apenas a nota no Enem para ingresso no ensino superior.

Desse universo, 64.082 são referentes à lei de cotas, que prevê a reserva de vagas a estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública de ensino. Neste ano, ao menos 25% das vagas devem ser reservadas para esse público -até 2016, serão 50%.

Leia também:  PMs do MS têm novo manual para atuar contra violência doméstica e feminicídios

Outras 11.066 vagas são de ações afirmativas definidas pelas universidades e institutos que participam do Sisu. “A lei de cotas estabeleceu um patamar mínimo e um padrão nacional, mas isso não significa que as universidades não possam ter políticas próprias. Boa parte do sistema já se antecipou aos 50%.”, disse o ministro Aloizio Mercadante (Educação), em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (6).

Até a manhã de hoje, 418,4 mil estudantes já haviam feito inscrição no Sisu.

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

A adesão ao Sisu vem aumentando anualmente. Na edição do início de 2013, 101 instituições públicas do país participaram do sistema, ofertando 129,3 mil vagas. Na ocasião, 1,9 milhão de candidatos disputaram vagas no Sisu.

Leia também:  Amigos brigam por causa de conta em bar e morrem após um atirar no outro

“O crescimento do número de vagas é muito expressivo”, disse o ministro. Entre 2010, quando houve a primeira edição do Sisu, e este ano, o aumento foi de 258%.

Nesta última edição, a maior parte delas está no Nordeste (67.864 vagas) e Sudeste (48.081 vagas). A instituição com maior oferta de vagas é a UFPB (Universidade Federal da Paraíba), com 7.555 vagas. Em segundo lugar, aparece a UFC (Universidade Federal do Ceará), com 6.378.

Minas Gerais (20.029), Rio de Janeiro (16.740) e Bahia (12.459) são os Estados com maior número de ofertas. São Paulo aparece em 6º na lista, com 10.304 cadeiras.

CRONOGRAMA

As inscrições no Sisu começaram hoje e se encerram na próxima sexta-feira. O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira, 13. As matrículas acontecerão entre 17 e 21 de janeiro. A segunda chamada sairá no dia 27, com as matrículas ocorrendo entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

Leia também:  Policial reage a tentativa de assalto e mata bandido em São Paulo
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.