Uma pesquisa da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, identificou que Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro, com cidade sede da Copa do Mundo, a ter uma delegacia virtual que registra boletim de ocorrência em três línguas: português, espanhol e inglês.

A implantação dos idiomas é uma das medidas adotadas pela Polícia Judiciária Civil para atender turistas no Estado de Mato Grosso, principalmente, durante os jogos que Cuiabá sediará na Copa do Mundo 2014. O registro em inglês e espanhol está em funcionamento desde o dia 1ª de janeiro de 2014.

A Delegacia Virtual recebeu 49.762 acessos no ano de 2013 e confirmou o registro de 43.018 boletins de ocorrências, sendo 3.732 para furtos simples, 38.887 extravio de documentos, 326 denúncias e 64 comunicações de pessoas desaparecidas. Em 2012 foram 42.253 acessos e 34.428 ocorrências convalidadas e o boletim enviado no e-mail do comunicante.

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A coordenadora da Delegacia Virtual, Benedita Maria Vasco Reis, atribui o aumento dos registros ao fato das pessoas estarem mais adaptadas ao sistema e as facilidades de comunicação que passou a oferecer depois da implantação da segunda versão em 2012. “Neste ano deve aumentar ainda mais com a conversão do site para o registro também no inglês e espanhol”, analisa.

A nova funcionalidade do site irá facilitar ainda mais a comunicação do cidadão brasileiro e agora também do turista estrangeiro, caso venha a sofrer pequenos delitos ou perder documentos. Quando a vítima acessar a página principal www.delegaciavirtual.mt.gov.br poderá escolher um dos três idiomas disponíveis: português, inglês ou espanhol, através da bandeira do país no canto direito. Os campos de identificação e preenchimento aparecerão de acordo com a escolha feita na primeira página. Na opção “Serviços ao Cidadão” e no campo “Registro de Ocorrência” a tela traz explicações no idioma escolhido, sobre o que é considerado “extravio”, “furto” e “roubo” para que o registro seja confeccionado na modalidade correta.

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As versões nas duas línguas foi sugerida pela Polícia Civil e desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com apoio do Cepromat. Toda a tradução das páginas foi realizada por servidores da Segurança e do Cepromat.

O serviço de registro de ocorrências via internet, por meio do endereço eletrônico www.delegaciavirtual.mt.gov.br, foi criado com o objetivo de oferecer agilidade e comodidade ao cidadão. Além de oferecer segurança e facilidade para comunicar crimes de furtos, perda ou extravio de objetos e documentos, nos casos em que não houver violência física ou grave ameaça, e ocorrências de pessoas desaparecidas.

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