Moto niveladoras - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Moto niveladoras – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

A cerimônia de entrega das motos niveladoras distribuídas para 30 cidades através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), reuniu hoje (31) no antigo aeroporto de Rondonópolis diversos prefeitos, além de deputados Federais, Estaduais e autoridades ligadas ao setor da agricultura e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

O maquinário faz parte de um incentivo iniciado no ano passado pelo Governo Federal, que visa distribui-los a municípios com menos de 50 mil habitantes de todo o Brasil. Cada beneficiado terá direito a uma retroescavadeira, uma moto niveladora e a um caminhão-caçamba que servirão para auxiliar principalmente na manutenção das estradas vicinais. Em Mato Grosso 132 cidades foram contempladas com o programa.

Conforme o delegado do MDA em Mato Grosso, Nelson Borges, as retroescavadeiras já foram entregues a todas as regiões contempladas e com essas 30 entregues hoje, faltará apenas 35 municípios para receber as motos niveladas. Os caminhões caçambas serão distribuídos ainda neste ano.

Leia também:  Exportação de carne bovina aumenta e MT atinge novo recorde

Para a deputada Teté Bezerra (PMDB), o auxílio pode ser considerado positivo, haja vista que os principais beneficiados serão os pequenos produtores.

“Hoje 70% dos alimentos que consumimos vêm da agricultura familiar, as estradas em boas condições propiciam que essas famílias aumentem sua renda entregando um produto de qualidade com custo de transporte reduzido”, externa a deputada.

Só em Mato Grosso, existe mais de 110 mil quilômetros de estradas vicinais, 50 mil em estradas Estaduais e seis mil em rodovias Federais.

O presidentes da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Ibrahim Zaher (PSD) ressaltou a importância do suporte que o Governo Federal tem feito aos agricultores.

“Os produtores carecem deste suporte e agora estão sendo contemplados pelo Governo com os maquinários que devem melhorar as estradas, isso favorecerá o trabalho, além do lazer”, comenta.

Leia também:  Mais de 11 mil casos de dengue são registrados em Mato Grosso
Autoridades presentes no evento - Foto: Varlei Cordova /AGORA MT
Autoridades presentes no evento – Foto: Varlei Cordova /AGORA MT

PREFEITOS

Na opinião do prefeito de Torixoréu, Odoni Mesquita Coelho (PSD), os benefícios ultrapassam as questões de reformas de estradas.
“Hoje, há locais que eu não posso arrumar por ser acusado de improbidade, essas máquinas, tem a clausula que eu posso auxiliar algum produtor a sanar alguns problemas como erosões”, explica Odoni.

A prefeita da cidade vizinha Pedra Preta, Mariledi Araújo (PDT) afirmou que apesar do município ter menos habitantes a extensão é praticamente a mesma de Rondonópolis.

“Pedra Preta possui cerca de 12 assentamentos e dois acampamentos, com várias estradas. Este maquinário veio em boa hora e já irá amanhã para região do Cambauva”, finaliza.

Prefeitos recebem a chave simbólica - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Prefeitos recebem a chave simbólica – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

CIDADES

Leia também:  Em MT, 35,20% dos candidatos do Enem 2017 perderam o 1° dia de prova

Rondonópolis foi somente sede para cerimônia do evento e não está entre as cidades contempladas devido a quantia de habitantes. As beneficiadas dessa etapa foram: 1- Itiquira, 2- Juscimeira, 3- Pedra Preta, 4- Santo Antônio do Leste, 5- São Pedro da Cipa, 6- Barão de Melgaço, 7- Campo Verde, 8- Chapada dos Guimarães, 9- Jangada, 10- Nobres, 11- Nossa Sra. do Livramento, 12- Nova Brasilândia, 13- Novo São Joaquim, 14- Poconé, 15- Porto Estrela, 16- Poxoréo, 17- Rosário Oeste, 18- São José do Povo, 19- Alto Araguaia, 20- Alto Taquari, 21- Araguaiana, 22- Araguainha, 23- General Carneiro, 24- Ribeirãozinho, 25- Torixoréu, 26- Campinápolis, 27- Mirassol d’Oeste, 28- Ponte Branca, 29- Dom Aquino e 30- Curvelândia.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.