O Governo do Estado repassou, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), 161 ônibus escolares para 68 municípios mato-grossenses em 2013. Também foram entregues duas lanchas para transporte de alunos, via fluvial, em Canarana e Gaúcha do Norte. A União e o Estado aplicaram mais de R$ 30 milhões na aquisição dos veículos.

A entrega dos ônibus reforçou o processo de modernização do transporte escolar iniciado em 2010, mediante convênio entre a Seduc e o Ministério da Educação (MEC). Nos últimos três anos, o Estado distribuiu 1.321 ônibus aos 141 municípios, o que resultou na renovação de 50% da frota.

Em 2013, a Secretaria de Educação também fez repasses na ordem de R$ 58,3 milhões às prefeituras para custear parte do óleo diesel utilizado no abastecimento dos veículos. A verba é calculada com base na distância percorrida de ida e volta entre as residências dos alunos e as escolas, além do total de estudantes da rede estadual transportados.

Leia também:  CGE constata sobrepreços nos procedimentos judicializados

Mato Grosso transporta aproximadamente 127.599 alunos. Destes, 58.753 estudam em Escolas Estaduais e 68.846 nas unidades municipais. São utilizados 2.604 veículos para o atendimento dos estudantes.

PERSPECTIVA

A secretária de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, ressalta que o Estado continuará investindo na melhoria da frota em 2014. Para o ano que vêm já está garantida a entrega de mais 158 ônibus. Os recursos para aquisição foram garantidos pela Seduc junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Estamos trabalhando para entregá-los aos municípios no primeiro semestre, para que atendam aos alunos no início do ano letivo”, frisa a secretária.

Em visita a Cuiabá no início deste mês, o coordenador de transporte escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza, destacou que Mato Grosso é o primeiro colocado entre as unidades da federação em termos de renovação da frota escolar.

Leia também:  Phibro Saúde Animal fomenta no Rally da Pecuária em Mato Grosso
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.