Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Veja como emagrecer com saúde até o carnaval
SAúDE E BEM-ESTAR

Veja como emagrecer com saúde até o carnaval

Fonte: da redação com Minha Vida.com
VIA

Quem acabou exagerando durante as festas de fim de ano acaba traçando uma nova data para seu emagrecimento: o Carnaval. O problema é que na ânsia de perder muito peso em pouco tempo, as pessoas tendem a recair em alguns deslizes, e por isso podem prejudicar todo o processo e (pior ainda!) sua saúde.
Para conseguir atingir sua meta até a data estipulada, Roberta Stella, nutricionista-chefe do programa de emagrecimento do Dieta e Saúde, tirou dúvidas dos leitores sobre esse tema. Confira as melhores perguntas: quem sabe uma delas não é a sua?
Edson: Como calcular os valores calóricos de alimentos quando acrescentamos temperos?

Depende do tipo de tempero: sal e ervas não têm energia. Mas se você acrescenta azeite, você precisa saber a quantidade. 1 grama de gordura tem 9 calorias, e azeite é pura gordura, então uma colher de sopa de azeite e 10 ml terá 90 calorias, por exemplo.

Angela: Se eu tirar a fritura de uma vez eu consigo emagrecer?
Essa medida pode ser boa, porque a fritura aumenta até 2,5 vezes as calorias de um alimento. Se você não substituir essa energia por outros alimentos, pode sim conseguir um bom resultado.

Loiva: Tomo muita água de coco e refrigerante zero de açúcar no lugar da água. Isso me impede de emagrecer?

Não impede de emagrecer, mas impede que você tenha uma alimentação adequada. Não é preciso consumir um litro e meio de água em um dia de uma vez, tente primeiro um copo por dia e vá aumentado. A água de coco não pode ser consumida livremente porque tem calorias e o refrigerante tem gases, que causam falsa sensação de saciedade.
Mih: Não tomo café da manhã. Isso pode me afetar?

O café da manhã tem a importância de romper o jejum da noite: repõe glicose, glicogênio, algumas das principais fontes de energia do corpo. Então você se sente mais motivada e estimulada para as atividades do dia. E tem alimentos tipos do café da manhã, como leite e queijo, que são fontes de cálcio e são importantes.

Telma: Suco de caixa é bom para dieta?

Suco de caixinha não é suco, é néctar (na sua maioria, claro!), e o ideal é tirá-los da alimentação. Alguns sucos, que ficam na geladeira no supermercado, que não tem açúcar, então podem ser considerados sucos. Para tirar a teima, dê uma olhada nos ingredientes no rótulo e vê se tem açúcar, se tiver é néctar e ele não é interessante para a dieta.

Angélica: Quais as sobremesas que podemos consumir sem culpa?

Frutas, frutas, frutas e frutas? O ideal é ter criatividade: fazer uma fruta grelhada com raspas de limão e canela, por exemplo, ou mamão papaia com granola. Tudo isso torna a sobremesa mais criativa.

José Filipe: O ovo é muito nutritivo e pode contribuir para o emagrecimento. Em que período do dia se deve comer? Quantos ovos pode-se comer por dia?

É muito difícil analisar um único alimento sem analisar o que você come no dia todo e a sua rotina. Um ovo cozido por dia, ficando apenas com a clara e suas proteínas pode ajudar. Mas depende de quantas fontes de proteína você consome, se você faz atividade física, entre outros fatores…
Douglas: Meu “jantar” é uma salada de frutas. É necessário acrescentar mais algum alimento?
É importante sim acrescentar outros alimentos: uma fonte de proteínas como carnes e leguminosas (soja, grão de bico, ervilha ou feijão, por exemplo) e uma fonte de carboidrato (arroz, ou batata, ou macarrão).

Marina: Como introduzir chocolate sem prejudicar minha dieta?

Se você percebe que o chocolate é o item que você tem problema em controlar, você pode começar consumido uma vez por semana um bombom ou barrinha e depois começar a espaçar isso.

Melissa: É correto numa dieta dia ter um dia livre? Ou o ideal é seguir a mesma dieta durante toda a semana?

O ideal é você faça apenas uma refeição apenas livre na semana: faça apenas uma escolha permitida, ai você pode consumir e aprender a conviver com esses alimentos.

Aline: É possível fazer uma dieta com alimentos menos caros e mais acessíveis?

Dieta não precisa ter alimentos menos acessíveis. reeducação alimentar pode ser feita por todas as pessoas de todas as classes sociais. Mas para gastar menos, você tem que ter um planejamento melhor: comprar os alimentos na quantidade certa e fazer escolhas certas: não é preciso comer salmão, você pode escolher a sardinha.

Fabiana: Estou fazendo a dieta Dukan, mas sinto muita vontade de comer outras coisas. É normal, faz algum mal?

Por que você acredita que precisa da restrição de um grupo de alimentos para emagrecer? Pense nisso, o quanto você já sofre por tirar esses alimentos? Quando você parar a dieta, o quanto você vai comer esses alimentos de volta? O que precisamos para emagrecer é uma educação nutricional e não uma dieta da moda.

Ciro: O fato de incluir alimentos termogênicos nas principais refeições diárias já é suficiente para perda de peso?
É preciso tomar cuidado com a expressão termogênicos, porque no fim todos os alimentos o são: você precisa quebrar energia para digerir todos. Mas pensando naqueles com efeito termogênio específico: o quanto de pimenta você precisaria consumir para ter esse efeito? Não se prenda a tipos de alimentos, mas no que você consumindo, pois não há alimento milagroso.

Filomena: Deve-se beber ou não durante a refeição?

Durante a refeição você pode beber água ou suco e evitar bebidas gasosas, mas apenas um copo americano (200 ml). Em pequena quantidade o líquido umedece os alimentos, o que facilita a digestão. Mais do que isso dilui o suco gástrico e prejudica tudo.

Raquel: Qual o primeiro alimento que preciso cortar para começar uma dieta?

Não é preciso cortar nenhum alimento, o que você precisa repensar é a quantidade e a frequência com que você consome alimentos menos saudáveis. Normalmente quem quer emagrecer tem que comer mais: frutas, legumes e verduras! É importante incluir esses alimentos na dieta, na verdade.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas