Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Veja como montar uma lancheira saudável
SAúDE E BEM-ESTAR

Veja como montar uma lancheira saudável

Fonte: Da Redação com Crescer
VIA

Algum tempo atrás, o sinônimo de criança saudável era aquela criança mais gordinha. Com o passar do tempo, essa ideia foi deixada de lado e ficou comprovado que a qualidade nutricional dos alimentos é fundamental para o crescimento adequado dos nossos filhos. Por isso hoje, com a obesidade infantil crescendo, temos que ficar atentos à alimentação das crianças.

O lanche escolar, quando trazido de casa, é uma das melhores formas de assegurar que as crianças estão recebendo o aporte de nutrientes adequado. É preciso cuidado, pois o excesso de preocupação das mães pode deixar a lancheira desbalanceada. Como, então, montar uma lancheira saudável para o seu filho? A seguir, veja algumas ideias práticas que ajudam a enfrentar a correria do dia a dia.

O primeiro ponto a ser considerado é o horário em que o lanche será feito: na parte da manhã ou da tarde. Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia, logo eles não podem faltar. Para aqueles que estudam na parte da manhã, o lanche ideal seria:

Opção 1) 200 ml de água de coco (preferencialmente de marcas sem conservantes) + uma fruta

Opção 2) 1 unidade de barrinha de cereal orgânica, livre de conservantes e edulcorantes

Opção 3) Cookies integrais de chocolate ou de frutas vermelhas

Vale lembrar que essa é uma pequena refeição, feita perto do horário do almoço, por isso não há necessidade de exageros, desde que a criança tenha tomado um bom café da manhã. Recebo o relato de vários pais, no meu consultório, que não entendem por que seus filhos não almoçam direito. A explicação sempre está na quantidade de alimentos que eles colocam na lancheira do filho na parte da manhã.

Já para aqueles que estudam à tarde, o espaço entre o lanche e o jantar é maior. Nesse caso, devemos incluir, além dos carboidratos, as proteínas.

Opção 1) 1 fatia de pão integral ou australiano com pastinha de atum ou sardinha + garrafinha de suco de uva integral

Opção 2) 1 muffin caseiro de fubá com calda de goiabada ou de cenoura com calda de cacau + sucos orgânicos

Opção 3) 200 ml de açaí batido com morango ou banana e mel. A dica é levar essa misturada congelada, assim ela ainda estará cremosinha na hora do lanche. Gosto de colocar uma colher de sopa de granola para ficar crocante.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas