Após o Natal, o Instituto de Pesquisa ACIR – IPA voltou às ruas durante os dias 06 e 10 de janeiro para fazer avaliação das vendas de Natal, uma das datas que mais movimenta o comércio de Rondonópolis, e esse ano não foi diferente. A pesquisa abrangeu 138 empresas associadas ou não a ACIR.
De acordo com a pesquisa, o comércio varejista encerrou o Natal de 2013 com um crescimento de 5% a 10% maior que mesma data do ano passado. Apesar do crescimento, 51% dos empresários responderam que as vendas foram iguais ou menores que no ano passado, não atingindo as expectativas que apontaram 75% dos empresários que esperavam um aumento maior que do ano passado.
O trabalho também apontou que 39% das vendas foram realizadas no cartão de crédito parcelado e 31% a vista, conforme o esperado. Ainda de acordo com a pesquisa os consumidores gastaram mais de R$ 200 em compras no Natal. Os itens mais escolhidos foram confecções (44%), calçados (9%), perfumes (8%) e brinquedos (6%).
Os consumidores também deixaram para comprar o presente bem próximo do Natal, conforme os entrevistados, segunda – feira (23) e terça – feira (24) foram os dias que registraram o maior volume de vendas, 23% e 37% respectivamente.
Com relação ao índice de trocas, 57% das empresas entrevistadas registraram um fluxo de trocas que variam de 5% a 10% sobre o volume das vendas.
PROMOÇÕES
Após o Natal, com um aumento nas vendas abaixo do esperado, o varejo inicia a temporada das liquidações. De acordo com o IPA, 63% das 138 empresas entrevistadas estão em liquidação. Foi observado também que os descontos variam entre 30% a 70% e estão sendo realizados principalmente pelo segmento do Vestuário e calçados.