À primeira vista, é possível afirmar que trata-se de um verdadeiro parque de diversões temático sobre basquete. Um salão imenso, recheado por lojas com camisas de todos os times, cestas e mais cestas, brinquedos, videogames, luzes, telões e o principal: centenas de crianças que chegaram ao salão com o único objetivo de se divertirem. Esta é a “Jam Session” da NBA, uma feira da liga profissional americana de basquete, que já é marca registrada para os fãs que costumam curtir o fim de semana do All-Star Game. Além do grande jogo de domingo, com os melhores jogadores da liga e as competições individuais de sábado, a NBA reserva uma atraente área de entretenimento para seus fãs.
– Essa é a melhor parte do fim de semana. É claro que ver LeBron James, Kevin Durant, Carmelo Anthony e todos esses monstros é incrível, mas esse é o espaço onde eu e meu filho mais nos divertimos – disse Stanley Korn, que mora em Boston, mas fez questão de viajar com seu filho para curtir o All-Star Game em New Orleans.
Esta é a 21ª edição da feira, que apresenta nesse ano inovações tecnológicas nas atividades com o público. Em uma área, torcedores tentam enterrar uma bola, que possui uma câmera, e assim captar a imagem do feito em um vídeo. Todas as grandes empresas que patrocinam a NBA possuem estandes e espaços destinados a promoções de suas marcas e, principalmente, a interatividade com o público.
– Esse é o momento para as famílias no fim de semana especial do All-Star Game. Sabemos que é muito difícil que todos consigam ingressos para a partida principal das estrelas, por isso recebemos os fãs da NBA para eles curtirem toda essa atmosfera na Jam Session – vibrou Patrick Sullivan, vice-presidente de entretenimento da NBA.
Outra área que atrai dezenas de fãs é a chamada “Aldeia Digital”, onde dezenas de bolas surgem em um telão e, caso o torcedor consiga acertar a bola selecionada, mensagens de incentivo de redes sociais do mundo todo surgem na tela. Os torcedores podem também comparar suas alturas com as de estrelas como Dirk Nowitzki e Chris Paul. E, sim, comparar o tamanho dos pés com os grandalhões Tim Duncan e Kevin Durant, entre outras feras. Na loja licenciada pela NBA são vendidos artigos exclusivos para o fim de semana festivo, além, é claro, das camisas dos principais ídolos da liga.
O parque temático é um importante fator de aproximação familiar, além de aproximar fãs mirins ao esporte. Aficionado pelo esporte da bola laranja, Patrick Anton veio de Houston com seu filho para mostrá-lo tudo o que o ambiente oferece, mas, especialmente, com o objetivo de fazer com que a modalidade passe a fazer parte da vida do herdeiro.
– Eu queria muito que o meu filho vivesse isso. Basquete é uma coisa divertida. Você tem que jogar e se divertir até cansar. Depois tem que aprender as táticas, as técnicas, mas primeiro quero que ele ame o basquete como eu amo – se empolga Patrick.
Se o programa é familiar, convém uma viagem no tempo para ligar pais e filhos. É o que propõe uma seção histórica da feira, que exibe as camisas de lendas como Michael Jordan, Magic Johnson, Charles Barkley e Bill Russel, além de outros grandes nomes que fizeram parte da história da maior liga de basquete do universo.
– Eu estava explicando para o meu filho quem foi Karl Malone na NBA. Ele é novo, tem 10 anos de idade e não pôde ver o Malone jogar, uma pena. Aqui, eu posso mostrar a camisa dele! – avisa James Hockman, que tentava contar para seu filho quem foi o espetacular pivô do Utah Jazz nos anos 80 e 90.
O imenso centro de convenções oferece diversas atrações para os fãs, mas a que mais chamará a atenção dos torcedores acontecerá no sábado pela manhã, quando as seleções do Leste e do Oeste darão o ar da graça para um treinamento na véspera do jogão de domingo. Oportunidade para os jovens olhos, que brilharam ao brincar de fazer cestas, poderem, finalmente, ver seus super-heróis em ação.