De acordo com dados divulgados pelo Boletim mensal do leite, o ano de 2013 foi positivo para o bovinocultor de leite do Estado de Mato Grosso. Durante o decorrer do ano foi registrado cinco recordes consecutivos no preço médio estadual e ganhos reais para a atividade.

A pesquisa revela que a demanda permaneceu aquecida durante todo período de 2013 favorecendo ao produtor e nos momentos em que houve restrição de oferta, especificamente no período seco, os preços pagos elevaram-se continuamente, registrando recordes após recordes.

Ainda conforme o Boletim a volta das chuvas foi o fator determinante da demanda no Estado, isso porque, mesmo com o aumento natural do volume captado pelas indústrias laticinistas, os preços não cederam, acumulando uma queda moderada de 7,01% do pico da entressafra para o fechamento do ano em dezembro/13.

Leia também:  Preço do gás de cozinha deve aumentar 4,5% a partir de domingo

Os dados ainda conclui que 2014 não deve sofrer mudanças com relação à demanda, favorecendo para que o novo patamar de preços alcançados em 2013 perdure durante o ano de 2014.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.