agoramt_psf_coleta_sangue
Nesta fase serão avaliadas as crianças que possivelmente estão com a doença – Foto: Aécio Morais/AGORA MT

Iniciou nesta terça-feira (11), no Posto de Saúde da Família (PSF) do Caic, a conclusão dos trabalhos de 2013 referente a etapa do Programa Saúde na Escola que conta com a participação de pesquisadores do Instituto Lauro de Souza Lima de Bauru – SP.

O técnico do Programa de Hanseníase e Tuberculose do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Lourenço Ribeiro da Cruz Neto, explicou que ano passado foram atendidas cerca de 30 mil crianças entre 5 e 14 anos e dessas 2 mil apresentaram algum tipo de lesão na pele, contudo 200 apresentaram vestígios da hanseníase.

Esta etapa consiste na averiguação minuciosa as crianças que podem estar com a hanseníase e inclusive com a coleta de sangue, além do acompanhamento das famílias em que existe alguma pessoa que possui ou possuía a doença.

Leia também:  Imagem de casal pendurado na ponte do Cais chama a atenção de rondonopolitanos

Lourenço reforça a importância deste programa, que teve início com a capacitação dos agentes de saúde e triagem nas escolas, pois a hanseníase é uma doença que pode levar até cinco anos para apresentar sintomas. Além do fato de que o município é considerado hiperendêmico e deve permanecer entre os três no ranking da doença, já o Mato Grosso e o Brasil continuam com lideres.

Segundo o técnico, este ano o Ministério da Saúde irá realizar novamente o Programa Saúde na Escola em Rondonópolis.

CALENDÁRIO

Ainda hoje, no período da Tarde os exames acontecem no PSF Conjunto São José que vai acolher toda demanda do PS Paulista, Marechal Rondon, Monte Líbano, João de Barro, Serra Dourada e Adriana. Na manhã da quarta (12) os pesquisadores vão atuar no PSF Santa Clara que envolve as unidades Bom Pastor, Jambrapi, Assunção, Primavera, Ipiranga e Itapuã. À tarde é no PSF Dom Bosco que envolve as unidades Canaã, Vila Mamed, São Francisco, Industrial, Vila Olinda e Parque Universitário.

Leia também:  Entidades vão definir obras com a municipalidade

A última etapa de exames é na manhã de quinta-feira (13), no PSF da Vila Cardoso que vai acolher também a demanda do Jardim Iguaçu, Cidade Alta, Jardim Atlântico e Europa, Nossa Senhora do Amparo, Parque São Jorge e Cohab Rio Vermelho.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.