A Secretaria de Estado de Esportes (Seel) concluiu o cronograma de eventos para o ano de 2014. O calendário esportivo será aberto no dia 18 de abril com a realização dos 13º Jogos Abertos Mato-grossenses (JAMS) na fase estadual, com os campeões regionais de 2013 nas modalidades de futsal, handebol, basquete e vôlei. O evento esta marcado para ocorrer entre 18 e 21 de abril, em Sinop.

Conforme o assessor técnico de Desporto e Lazer da Seel, Márcio Nogueira, são esperados cerca de 1,4 mil atletas de 50 municípios no 10º JAMs. “A fase estadual é classificatória para a fase nacional em Goiânia de 13 a 18 de maio”, explicou.

A partir de 29 de maio será realizado o 10º Jogos Escolares Fase Regional. Ao todo são 10 regiões que vão receber os atletas das categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). Oito sede das regionais já estão definidas: Guarantã do Norte, Sinop, Rondonópolis, Guiratinga, Juara, Cáceres, Sapezal e Nobres.

Leia também:  Tempurá de Legumes

Na fase estadual dos Jogos Escolares, atletas competem em nove modalidades individuais: xadrez, judô, luta olímpica, tênis de mesa, ciclismo, natação, atletismo, vôlei de praia, ginástica rítmica e badminton. A fase estadual vai ocorrer entre 31 de julho a 27 de agosto nas cidades de Tangará da Serra e Água Boa.

A Paraolimpíadas Escolares também deve ocorrer este ano em Cuiabá. A Seel aguarda a publicação do regulamento da etapa nacional para estruturar o evento na capital. Ele estão previstos para 4 a 8 de agosto, em Cuiabá. Já o nacional foi marcado para 6 a 11 de outubro, em São Paulo.

O 33º Jogos Regionais Estudantis Mato-grossenses (Jorems) deve ocorrer em 10 cidades. Somente falta definir a sede da região Leste, onde os jogos vão ocorrer entre 29 de agosto a 03 de setembro. As demais disputas vão ocorrer nas cidades de Alto Boa Vista, Matupá, Cláudia, Rondonópolis, Juína, Paranatinga, Comodoro, Araputanga e Tangará da Serra.

Leia também:  Bolo de frango com bacon

O VII Jogos Abertos Fase Regional está previsto para ocorrer entre 7 de novembro a 7 de dezembro com etapas em Guiratinga, Campo Novo do Parecis, Água Boa, Alta Floresta, Nova Mutum e Sapezal.

Os eventos, em especial os escolares, devem movimentar cerca de 45 mil estudantes de forma direta. “O esporte é uma forma de ajudar na educação, desperta o espírito de solidariedade dos adolescentes e integra estudantes de todas as regiões do Estado, desenvolve a disciplina, dentro de inúmeros benefícios”, enumerou o secretário da pasta, Ananias Martins Filho.

O calendário está na página da Seel no www.esportes.mt.gov.br

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.