A coordenação de Saúde Bucal de Primavera do Leste participou no início deste ano do II Encontro do Brasil Sorridente no Congresso Internacional de Odontologia São Paulo (CIOSP), onde técnicos de todo o país puderam trocar informações e experiências. Durante o evento, o trabalho do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Primavera do Leste foi reconhecido pelo serviço realizado e resultados obtidos durante o ano de 2013.

No início de 2013, a Secretaria de Saúde e os dirigentes do CEO receberam uma notificação que informava o corte da verba enviada pelo governo federal. O motivo seria a baixa média de entrega de próteses nos últimos anos. Apenas 17 próteses por mês.

A partir de então, a Secretaria de Saúde e a coordenação do CEO encaram o desafio de mudar essa realidade, substituiu-se o laboratório e, em apenas 7 meses, 678 peças foram entregues à população, uma média de 96 peças por mês.

Leia também:  Cuiabá | Agência do Banco do Brasil se nega abrir conta para deficiente visual e terá que indenizá-lo com R$ 20 mil

Durante o Congresso, a coordenação do CEO recebeu a noticia que o envio do repasse pelo governo Federal deverá ser restabelecido ao município.

Outro aspecto elogiado durante o encontro foi o Tratamento de Canal (Endodontia), realizado pelo CEO de Primavera do Leste. A média repassada pelo Ministério era de 12 canais de dente com 3 raízes por mês. Em Primavera do Leste a média foi de 17 canais de dente com 3 raízes. Ao todo foram realizados 487 canais.

Para o secretário de Saúde, Fabio Lago, a volta dos repasses pelo governo federal é o reconhecimento do trabalho e dedicação de toda a equipe.

De acordo com a coordenadora Cibeli Rodrigues, o CEO de Primavera do Leste possui as seguintes especialidades: endodontia, periodontia, prótese e cirurgia oral menor. Durante o ano de 2013, foram realizadas 10.700 Primeiras Consultas, 57.382 escovações supervisionadas, foram extraídos 515 3°Molares (dente do Juízo).

Leia também:  Cinco hospitais filantrópicos devem receber ajuda emergencial do governo de MT

Atualmente, em média, 45 pacientes são atendidos por dia no CEO, com exceção das sextas feiras, no período vespertino, pois neste dia a bucomaxilofacial Drª Tatiana Furlan atende em torno de 18 consultas e cirurgias. A profissional também é plantonista diariamente e realiza procedimentos no Pronto Atendimento Municipal e Hospital Das Clínicas.

A prefeitura municipal de Primavera do Leste também possui 8 unidades de Saúde Bucal distribuídas nos ESFs (ESF 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9) mais duas unidades básicas de Saúde Bucal(Parma e Tuiuiú). Totalizando 22 dentistas, 14 auxiliares, 8 Técnicos de Saúde Bucal e 2 estagiários administrativos que atendem os pacientes do SUS sem nenhum custo para a população.

Leia também:  Caravana do FCO é realizada em Jaciara e Alto Araguaia

Existe ainda a previsão de se habilitar mais uma equipe de Saúde Bucal no ESF 10 no mês de maio de 2014.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.