Vereadores participaram da reunião - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Vereadores participaram da reunião – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Os moradores da região da Vila Mamed receberam boas notícias durante uma reunião que foi realizada na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro com a presença dos vereadores Ibrahim Zaher (PSD) e Claudio da Farmácia (PMDB) e da secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, na tarde desta segunda-feira (31). A unidade de saúde da Vila Mamed contará com uma médica exclusiva do Posto e em torno de 30 dias passará a funcionar no local uma farmácia popular.

O encontro foi proposto pelo presidente da União de Moradores da Região Salmen (Unisal), Sebastião Surubim, com o apoio dos líderes dos bairros que fazem parte da região da Vila Mamed para pedir melhorias para a unidade que está sobrecarregada, já que as obras do PSF do Jardim Morumbi pararam e não há previsão de inauguração. “São atendidos por esse PSF 10 bairros, o que causa superlotação e apesar desse número de atendimentos, a unidade não contava com um médico que fosse exclusivo”, diz.

Leia também:  Em reunião, famílias são escolhidas para o residencial Dona Neuma em Rondonópolis

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ibrahim Zaher, conta que foi convidado pelos líderes de bairros para que a Casa de Leis pudesse cobrar atenção do Poder Público para com a região. “Atendemos prontamente o pedido da comunidade, porque sabemos que há uma grande demanda aqui e o bairro já sofre com os problemas estruturais, então é justo que ao menos o setor da Saúde receba melhorias”, alega o presidente.

Diante dos questionamentos, a secretária Marildes afirmou que a partir da próxima semana já haverá uma médica a disposição do PSF. Outra novidade é que o município se comprometeu em colocar a disposição da população uma farmácia popular que vai dar mais comodidade aos moradores.

Leia também:  Paralisação | Equipe médica da UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa desistem de atendimentos

A secretária também aproveitou a presença do presidente da Câmara e pediu o apoio da Casa de Leis porque ainda este ano a Secretaria de Saúde enviará o pedido de reforma para o PSF da Vila Mamed.

OBRAS EM ATRASO

O presidente da Câmara, Ibrahim Zaher, também cobrou da secretária a realização de um seletivo para contratar Agentes Comunitário de Saúde (ACS). De acordo com Zaher o prazo para esse seletivo era agosto do ano passado e até agora nem chegou até o Poder Legislativo o projeto para a votação.

“Não tenho visto nenhuma movimentação sobre isso e o trabalho das ACS é muito importante, se está em falta à população que sai prejudicada”, afirma Zaher.

Leia também:  Modo de encantar clientes da Disney será tema de palestra da CDL

A secretária informou aos presentes que irá abrir o processo seletivo antes de junho. “O recurso que paga as ACS vem do Governo Federal e como é ano de eleição, tudo que precisa do aval do Governo precisa ser feito até junho”, explica a secretária.

Outro problema destacado por Zaher é a questão das empreiteiras que começam as obras públicas e não terminam por falta de estrutura. “O PSF do Jardim Morumbi não está pronto até hoje por problemas com empreiteira, que pega a obra depois não consegue terminar. A Prefeitura não pode ter dó, nem companheirismo com esse tipo de situação, tem que notificar e negativar essas empresas que não dão conta do serviço”, finaliza.

 

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.