Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Cafeína pode causar ansiedade e até ataques de pânico
SAúDE E BEM-ESTAR

Cafeína pode causar ansiedade e até ataques de pânico

Fonte: Da Redação com Terra
VIA

A cafeína é uma substância ingerida pela maioria dos adultos diariamente, já que compõe não só o café, como também chás. Pode parecer uma opção fácil e barata para manter a energia em alta, mas uma pesquisa mortrou que, consumida com moderação, a cafeína, que é uma substância psicoativa, provoca bem-estar, no entanto, em demasia, pode até ser fatal. Entre os sintomas desagradáveis que podem ser causados pela substântica, estão taquicardia, sudorese, ansiedade e até ataques de pânico, segundo o estudo. As informações são do Daily Mail.

A cafeína atinge o cérebro em apenas 20 minutos e pode bloquear a absorção de adenosina, um neurotransmissor que diz ao cérebro que estamos sonolentos, o que nos livra do cansaço. A substância também estimula o sistema nervoso central, de modo que aumenta o seu estado de alerta e diminui o tempo de reação.

Com isso, a pressão arterial aumenta ligeiramente e o coração sofre todos os sintomas comumente associados à ansiedade. Segundo John Greden, da Universidade de Michigan, uma enfermeira de 27 anos se queixava de tonturas, tremores, falta de ar, dor de cabeça e batimento cardíaco irregular. Ela foi diagnosticada pela primeira vez com uma reação de ansiedade, mas, mais tarde, descobriu-se que a causa era o café. Ela estava consumindo uma média de 10 a 12 xícaras por dia.

Outras pessoas tiveram sintomas semelhantes por conta da ingestão de 14 xícaras de café por dia, e uma vez que o consumo de cafeína foi reduzido, os problemas melhoraram. O tratamento ideal para a ansiedade em um paciente que consome a cafeína é eliminá-la, antes de prescrever medicação contra a condição. A cafeína também foi associada a ataques de pânico, em que as pessoas sentem que estão perdendo o controle e que algo terrível está acontecendo. Os ataques são transitórios, mas podem ser totalmente debilitante e são muito comuns.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas