A partir das 8h desta quinta-feira (06) está aberto o prazo para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) que apresenta novidades na forma de preenchimento.

A Receita Federal espera até o dia 30 de abril que aproximadamente 27 milhões de documentos sejam entregues, que este ano conta com a possibilidade de preenchimento também em dispositivos móveis (tablets e smartphones) com sistemas operacionais Android (Google) e iOS  (Apple).

O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita desde o último dia 26 e pode ser instalado em quase todos os computadores disponíveis no mercado, nas versões para os sistemas operacionais Windows, Linux, Solaris e Mac OS e aplicativo multiplataforma.

Leia também:  Vendas de veículos aumentam 49% em MT

Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituições nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento. Terão também prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, e pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.

Pela primeira vez, a Receita disponibilizará a declaração previamente preenchida, que permitirá ao contribuinte acesso a um arquivo com o programa gerador do Imposto de Renda. O documento contém informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais. Por questões de segurança, nem todos os contribuintes poderão contar com essa facilidade, apenas os que têm certificação digital ou representante com procuração eletrônica.

Leia também:  Anatel multa Telefônica em R$ 15 milhões
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.