Muitos estudantes, ao final do ensino médio, ficam em dúvida na escolha da profissão a seguir e se arriscam em determinadas áreas da graduação que não se identificam, acabam muitas vezes mudando de curso após um ou dois anos, não concluindo ou mesmo sendo um profissional frustrado.

Diante dessa inquietude, várias são as opções colocadas à disposição desses jovens futuros profissionais, como é o caso dos cursos técnicos oferecidos gratuitamente pelo Governo Federal, o chamado Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A modalidade foi criada em 2011 e neste ano se expandiu para instituições particulares, aumentando ainda mais o leque de oportunidades inteiramente gratuitas de cursos de educação profissional e tecnológica.

Leia também:  Nova modalidade de crime em condomínios inclui disfarces e documentos falsos

Além da falta de mão de obra atualmente, o curso técnico ajuda o jovem a iniciar uma profissão e verificar se quer continuar na categoria escolhida, podendo posteriormente fazer a graduação na mesma área, aumentando o conhecimento e garantindo melhores posições salariais e o acesso à especialização, doutorado e pós-doutorado.

Vale ressaltar que, o curso técnico garantirá em pouco tempo de estudo a inserção do aluno no mercado de trabalho, sendo em muitos casos um trampolim para o primeiro emprego, proporcionando renda e viabilizando ao profissional técnico alcançar voos ainda maiores. Uma verdadeira transformação na vida do profissional e consequentemente dos familiares.

No entanto, muitos ainda desconhecem as vantagens desse programa e optam por trabalhar na informalidade ou até mesmo se candidatar a vagas sem a devida especificação, acarretando comodismo ou infelicidade. Por isso, fiquem atentos as datas de inscrições em diversas instituições públicas e agora também gratuitamente em instituições privadas, escolha um curso de sua preferência e garanta um lugar de destaque no mercado de trabalho! Com um mundo em constante crescimento e modernização, esse é só o começo de uma próspera carreira profissional.

Leia também:  O Brasil é o meu país

Luzia Felix da Silva,

Coordenadora e professora do curso de Ciências Contábeis do

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.