Dados do boletim semanal de milho divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) afirmam que as exportações de milho no mês de fevereiro reduziram-se consideravelmente para dar lugar à soja. De acordo com a pesquisa foram exportadas por Mato Grosso 599 mil toneladas de milho no último mês, volume 62% abaixo do registrado em fevereiro do ano passado.

O boletim revela que o mercado esta dando mais foco para soja, que começa a ser escoada em ritmo intenso mais cedo em 2014. A participação reduzida do Estado nos embarques nacionais de milho está bem abaixo dos 69% registrados no mesmo período do ano passado.

Leia também:  O fluxo de veículo na BR-163 terá aumento de 32% no feriado

A expectativa de acordo com os dados é que nos próximos meses os volumes diminuam ainda mais, voltando a se tornarem ativos a partir do segundo semestre.

COMPRADORES DE GRÃOS

De acordo com a pesquisa os principais compradores do grão, em fevereiro, foram o Vietnã e a Argélia, que juntos representaram 58% do milho mato-grossense escoado.

O porto de Santos continua sendo o principal ponto de embarque do grão do Estado, porém sua participação de 41% em fevereiro é bem inferior aos 51% registrados no mesmo período do ano passado. Assim, até fevereiro, a safra 2012/13 registra 13,95 milhões de toneladas já exportadas, restando cerca de 590 mil toneladas, segundo projeções do Imea, a serem escoadas até a entrada da safra nova, a partir de junho.

Leia também:  Comércio deve atrair os clientes para a compra dos presentes

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.