Agora MT Mundo Obama participa na Bélgica da Cúpula União Europeia-Estados Unidos
MUNDO

Obama participa na Bélgica da Cúpula União Europeia-Estados Unidos

Fonte: Da redação com Agência Brasil
VIA

Bruxelas sedia hoje (26) uma reunião de cúpula entre a União Europeia e os Estados Unidos. Esta é a primeira vez que o presidente norte-americano, Barack Obama, vai à capital belga desde que se encontra na Casa Branca.

A cúpula, que reunirá o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o presidente Barack Obama, é marcada por convergência de posições em relação à crise na Ucrânia.

A anexação da Península da Crimeia pela Rússia, que juntou Washington e Bruxelas nas críticas e imposição de sanções a Moscou, deixou em segundo plano outros assuntos que causavam “ruído” nas relações entre a União Europeia e os Estados Unidos, como o caso das escutas de serviços secretos norte-americanos a líderes europeus, ou as negociações em torno da Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento.

Um dos pontos da agenda de trabalho é a situação na Ucrânia. A Europa e os Estados Unidos vão avaliar a crise na região, as sanções já aprovadas contra Moscou e a exclusão da Rússia do G8.

Outro objetivo da cúpula é “restaurar a confiança”, após as revelações sobre escutas feitas pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos a líderes europeus.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas