A cinomose é uma doença viral, altamente contagiosa, que acomete os cães em qualquer idade. É extremamente comum e é responsável por milhares de mortes em todo o Brasil.

Os animais infectados eliminam o vírus em todas as secreções e excreções corporais, o que favorece a disseminação da doença para os cães suscetíveis.

Os sinais clínicos são os mais variados. Podemos destacar o quadro respiratório com corrimento nasal mucopurulento; o quadro gastrintestinal com fezes geralmente escuras; e o quadro nervoso com mioclonias (tics nervosos), paralisia de membros, ataques convulsivos e incoordenação motora.

A fase nervosa da doença é a pior delas. Alguns animais que conseguem sobreviver podem ficar com graves sequelas, muitas vezes incapacitantes.

Não há tratamento específico contra o vírus da cinomose, assim como qualquer vírus. O tratamento é apenas de suporte e sintomático.

A prevenção através da vacinação é a forma eficiente e segura de enfrentar essa doença. Vacine seu cão a partir dos 45 dias de vida e siga o calendário estipulado pelo veterinário. Não se esqueça de que as vacinas que o filhote recebeu deverão ser reforçadas todos os anos, pois nenhuma vacina disponível para os caninos possui imunidade eterna.

Uma certeza, prevenir realmente sempre foi melhor do que tratar.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.