Secretária Marildes Ferreira no lançamento do programa de vacinação contra o HPV – Foto: Aécio Morais / AGORA MT
Secretária Marildes Ferreira no lançamento do programa de vacinação contra o HPV – Foto: Aécio Morais / AGORA MT

A Escola Municipal Bonifácio Sachetti foi contemplada, na manhã desta terça-feira (11), com o lançamento da Vacinação contra HPV em garotas de 11 a 13 anos. A iniciativa do Ministério da Saúde será realizada em Rondonópolis pelo Programa Saúde na Escola, que é a parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação.

A secretária de Saúde, Marildes Ferreira, explicou que a vacinação estará permanentemente a disposição nos Postos de Saúde da Família (PSF) e que é de grande importância a prevenção ainda cedo, mesmo antes do início da vida sexualmente ativa, para garantir o bom resultado na redução da doença que contribui com câncer de colo de útero.

Mariza Araujo Brescovici, coordenadora do Departamento de Ensino Fundamental, frisou que essa data é um marco de conquistas das mulheres, ainda que na infância e adolescência, pois vai garantir a qualidade de vida no futuro, o que não existia até pouco tempo.

Leia também:  MPT fiscalizará eleições sindicais em Rondonópolis e Barra do Garças

No município a meta é vacinar 4.900 meninas, sendo necessário apenas o cartão de vacinação ou identificação. O câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre as mulheres. A estimativa é de 17 a 21 casos a cada 100 mil mulheres. A vacina contra o HPV no Brasil registra uma eficácia de 98,8% na prevenção desse tipo da doença. A imunização é feita em três doses. Para se obter a resposta imunológica satisfatória é necessário o intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose. A terceira dose deve ser ministrada após cinco anos.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.