Histórico. Não há outra palavra que descreva melhor o confronto entre Rafael Nadal e Nicolás Almagro nesta sexta-feira, válido pelas quartas de final do ATP de Barcelona. Afinal, foi história o que fez o número 20 do mundo ao derrotar o conterrâneo, que é o melhor do ranking da ATP e atual campeão do torneio da cidade catalã. Em uma exibição de gala e de extrema raça, Almagro fez 2 sets a 1 de virada, parciais de 2/6, 7/6(5) e 6/4, e garantiu sua vaga na semifinal em uma exaustiva batalha de 2h47 sob o escaldante sol de Barcelona.

Foi a primeira vez em toda a carreira que o tenista de Murcia derrotou o Touro Miúra. Em dez confrontos, ele havia perdido todos. O último, inclusive, havia acontecido justamente em Barcelona. Na final da edição 2013, Almagro perdeu por 2 sets a 0 para Nadal. E exatos 12 meses depois, deu o troco no atleta de Mallorca. Aliás, foi a primeira vez na carreira que ele venceu um adversário no top 3 do ranking mundial da ATP.

Leia também:  Cuiabá vence Luverdense e se classifica para semifinal no sub-17

Com a vitória, Almagro encara o vencedor do duelo entre o colombiano Santiago Giraldo e o alemão Philipp Kohlschreiber, que acontece neste momento na quadra central da arena em Barcelona. Na outra chave, Kei Nishikori, do Japão, pega Ernests Gulbis, da Letônia.
O JOGO

Atual campeão do ATP de Barcelona, Rafael Nadal começou com certa dificuldade contra Nicolás Almagro, tanto é que, no primeiro set, estava atrás no placar. Com alguns erros, ele sucumbia ao rival por 2 a 1. Aos poucos, controlou a situação e virou em 6 a 2. O espanhol de Mallorca salvou um break point e só cedeu um ao adversário. Por sua vez, o tenista de Murcia conseguiu evitar três quebras do Touro Miúra, mas não segurou outras três. Além disso, o número 1 do mundo conquistou 73% de seus pontos no primeiro serviço.

No segundo set, o número 1 do mundo voltou mais ligado. E ele estava disposto a terminar logo a partida. Mas Almagro foi guerreiro demais. Depois de um bom rali no primeiro game, ele matou Nadal com uma bola alternada. O Touro Miúra empatou o duelo, mas pôs uma bola fora, e o rival não perdoou, marcando 1 a 0 e confirmando o serviço, o que também fez Nadal em seguida.

Leia também:  Federação realiza arbitral após desistências em série

Um lance que chamou atenção aconteceu no terceiro game. Em um saque de Almagro, Nadal devolveu colado à rede, perto da linha, ganhando o ponto e os aplausos dos presentes. Detalhe é que o Touro Miúra perdia por 40/0, mas conseguiu empatar em 40/40. Só que foi o adversário quem ficou com o game. Nadal também confirmou o seu saque em seguida.

Em alto nível, a partida seguiu sem que os dois conseguissem efetuar quebras. Almagro chamou a atenção com um ace em um saque fortíssimo pelo meio, que deixou Nadal sem reação. O Touro Miúra respondeu também sacando bem e se destacou com um 40/0 e o ponto no 12º game. No fim das contas, o set foi para tie-break.

No desempate, Almagro abriu 2 a 0 e se estressou quando errou e cedeu o ponto ao rival. Mas ele celebrou na sequência com uma bola no fundo, sendo muito aplaudido. Nadal só virou no 4 a 3, mas cometeu falhas, e viu o conterrâneo sair vitorioso na segunda etapa, por 7/6(5).

Leia também:  Brasil e Costa Rica fazem amistosos em Campo Verde e Cuiabá

No terceiro set, Nadal abriu confirmando o serviço em uma bola fora do rival. Almagro empatou em uma devolução perfeita. Mas o Touro Miúra levou o game seguinte e, enfim, conseguiu uma quebra, abrindo 3 a 1. Na sequência, foi o tenista de Murcia quem efetuou os dois break points seguintes e ainda confirmou o seu saque, virando para 4 a 3. O atual campeão de Barcelona empatou em um game recheado de ralis longos. Contudo, Almagro estava mesmo com vontade de fazer história e, em um duelo disputado, venceu e sacou para o jogo. No último game, ele começou perdendo, empatou, teve um match point, mas viu Nadal se recuperar, ficar com a vantagem e chegar ao triplo break point. Almagro marcou, voltou ao “deuce” e com uma forte paralela, conquistou a histórica vitória em 2h47, sendo ovacionado pelos espectadores.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.