Com a política de descentralização implantada na gestão municipal da saúde, que levou uma segunda base do Samu para atender a região Salmen, um novo Pronto Atendimento – PA para o Cidade de Deus e trouxe a expectativa de mais dois brevemente atenderem a Vila Olinda e a Vila Operária, o vereador Reginaldo Santos (PPS) protocolou um indicativo nesta semana, endereçado ao Executivo, para que entre no planejamento do Município a abertura de um PA também no bairro Nossa Senhora do Amparo. Segundo o vereador, a cobrança será levada pessoalmente para a secretária de saúde, Marildes Ferreira, em reunião ainda esta semana.

Para o parlamentar, os investimentos de valorização dos profissionais nesta gestão com 30% de reajuste salarial na atenção básica feitos pelo prefeito Percival Muniz e a proposta recente de reforçar o atendimento na parte leste da cidade com o PA do Cidade de Deus são de fato duas das ações mais elogiáveis na área da saúde até agora e que mostram que o setor é mesmo uma prioridade da Administração. “Tanto o Percival como a Marildes estão constantemente presentes no PA central, até mesmo nos fins de semana, e estão lutando demais para entregar logo a nova unidade (UPA) para melhorar o atendimento à população. Eu não tenho dúvida que há muito a ser feito, mas já houveram evoluções”, reiterou.

Leia também:  Adonias visita ‘avenida da Ponte Nova’ e cobra instalação de redutor de velocidade

Sobre o caso específico do Nossa Senhora do Amparo, Reginaldo argumenta que a estrutura já existente no bairro pode servir de base e com pouco investimento já é possível ter uma equipe de socorro para atender a região. “O Centro de Saúde Nossa Senhora do Amparo pode vir a ser para os bairros que cortam a Avenida Brasil o que está sendo hoje o P.A. do Cidade de Deus para a região leste. Tem mais de 100 crianças vindo todo dia do Atlântico, Colina Verde e das localidades vizinhas e sendo atendidas neste terceiro turno, que vai das 18 até a meia noite. Neste momento do dia é quando a mãe e o pai chegam em casa do trabalho e levam o filho doente para o médico. É uma ótima ideia e que vamos lutar para que possa se expandir”, disse.

Leia também:  PMDB pode analisar expulsão de ex-governador Silval Barbosa

A preocupação de Reginaldo veio depois de visitas na região da Vila Cardoso, Poroxo, São Sebastião, Jardim Rondônia, Cidade Alta e outros bairros próximos e ouvir da população o clamor pela melhoria da saúde nas localidades. “Estamos vendo a saúde se preparando para um seletivo para contratar médicos para o setor de Pronto Atendimento, tem médicos estrangeiros chegando para atuar nos PSFs e uma estrutura que está sendo montada para que essa descentralização dê certo. Esta vai ser uma das marcas que o PPS vai deixar na cidade, eu não tenho dúvida (…) Desafogando o P.A. Central, profissionais também poderão se deslocar para as regiões periféricas, inclusive para o Amparo”, opinou o vereador.

Leia também:  Alencar deve voltar à gestão Pátio como procurador fiscal
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.