A Orquestra se apresenta no dia 27 de abril de 2014 - Foto: Rai Reis / Assessoria
A Orquestra se apresenta no dia 27 de abril de 2014 – Foto: Rai Reis / Assessoria

O secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), Fabiano Prates, juntamente com o maestro da Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT), Leandro Carvalho, se reuniram com secretário adjunto do Estado de São Paulo, Sérgio Tiezzi, onde discutiram a apresentação de músicas mato-grossenses no Ibirapuera, às 11h do dia 27 de abril.

Sobem ao palco, o violeiro Roberto Corrêa, o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho, o bandoneonista argentino Carlos Corrales e a banda Vanguart.  No repertório terá “música de fronteira”, incluindo compositores sul-americanos como Piazzolla e os paraguaios Hermínio Gimenez e José Asunción Flores, que tiveram grande participação na cultura musical brasileira, especialmente no Brasil Central.

O representante da Cultura em São Paulo, Sérgio Tiezzi, frisou que o paulista passará a conhecer um novo produto, que é o rasqueado mato-grossense com uma orquestra de câmara, junto com o trio Pescuma Henrique e Claudinho, que representa a musicalidade e a essência do rasqueado.  Além disso, sobe ao palco a banda folk Vanguart, que veio de Cuiabá e hoje é referência nacional. Ela foi eleita pela revista Rolling Stone Brasil como as melhores músicas de 2013.

Leia também:  Candidatos do concurso da Seduc devem redobrar atenção para às regras da prova

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da SEC-MT, tem a honra de apresentar o concerto aberto da Orquestra do Estado de Mato Grosso no auditório do Ibirapuera, em São Paulo, um dos mais importantes espaços artísticos do país. Lugar onde abriga apenas quatro eventos por ano, para 15 mil pessoas. Conta com parceria do Itaú Cultural, que é dirigente do palco do Ibirapuera, e que cedeu uma destas datas para a Orquestra do Estado de Mato Grosso.

Sob regência do maestro Leandro Carvalho, a OEMT se apresenta no dia 27 de abril de 2014, domingo, às 11h. A apresentação ao ar livre celebra a décima temporada da Orquestra e conta com a participação especial de convidados que marcaram sua trajetória.

Leia também:  Termo de Cooperação para implantar Núcleo de Mediação Escolar será assinado nesta segunda

LANÇAMENTO DE DISCOS

Na ocasião, a OEMT lançará dois discos pela gravadora Kuarup. O álbum Tango, com participação especial do bandoneonista portenho Carlos Corrales, reúne composições de Astor Piazzolla com arranjos e adaptações inéditas.

O outro disco é Calidoscópio, que conta com as participações especiais do violinista italiano Emmanuele Baldini e do violeiro Roberto Corrêa, interpretando recriações dos Prelúdios para violino só de Flausino Vale, escritas por sete dos mais atuantes compositores brasileiros da atualidade: André Mehmari (SP), Dimitri Cervo (RS), Arthur Barbosa (CE), Paulo Aragão (RJ), Rodrigo Bustamante (MG), Danilo Guanais (RN) e o próprio Roberto Corrêa (DF).

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.