A busca das empresas por crédito recuou 5,3% em março, na comparação com o mês anterior, segundo pesquisa divulgada hoje (16) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com março do ano passado, foi registrada queda de 1,2%. No acumulado do ano, no entanto, o indicador apresenta alta de 3,6%, em relação a igual período de 2013.

Os economistas da Serasa Experian avaliam que esse decréscimo reflete a menor quantidade de dias úteis no mês, pois o carnaval deste ano foi em março. A alta do trimestre, por sua vez, está relacionada a uma antecipação da busca por crédito para compensar, previamente, a atividade produtiva por conta das reduções de horas de produção durante a Copa do Mundo.

Leia também:  Agosto registra mais de 35,45 mil novas vagas de trabalho formal no país

Em março, apenas as empresas de grande porte não apresentaram queda no indicador. Essa categoria registrou crescimento de 10,3% em março, ante fevereiro. No acumulado do ano, as grandes empresas também lideram a alta da demanda empresarial com expansão de 10,6% em relação ao três primeiros meses de 2013.

As micro e pequenas empresas, por sua vez, registraram recuo de 1,2%. No trimestre também verifica-se redução do indicador, com queda de 3,9%. Nas médias empresas, a busca por crédito caiu 3% no mês de março e 2,3% no acumulado do ano.

Na análise por setor, o maior recuo ocorreu no comércio, com queda de 2,8% em março, na comparação com o mês anterior. A indústria registra declínio de 2,5%. Apenas o setor de serviços apresentou avanço (0,9%) na demanda por crédito em março.

Leia também:  Dois em cada três alimentos consumidos nas cantinas têm baixo valor nutricional

Na comparação por região, as empresas do Centro-Oeste apresentaram maior alta na demanda por crédito (16,6%), seguidas pelas da Região Norte (8,6%). No Nordeste, a expansão na busca por crédito foi menor (0,5%). No Sul e Sudeste, a busca por crédito registrou quedas de 3,1% e 4,9% em março, na comparação com fevereiro, respectivamente.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.