Heverton Rodrigues dos Santos, responsável pelo Cartão SUS no município – Foto: Ronaldo Teixeira/AGORA MT
Heverton Rodrigues dos Santos, responsável pelo Cartão SUS no município – Foto: Ronaldo Teixeira/AGORA MT

A procura pelo cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) pelos usuários do serviço em Rondonópolis ainda é muito baixa e a falta do documento pode comprometer o atendimento e recebimento de exames.

Heverton Rodrigues dos Santos, responsável pelo Cartão SUS no município, afirmou que todas as pessoas obrigatoriamente devem ter o documento, a partir do momento em que tem certidão de nascimento, para não ter o exame comprometido.

De acordo com Heverton, infelizmente muitas pessoas só tomam consciência da necessidade do cartão no momento em que vão fazer alguma consulta ou exame, o que gera certo transtorno, pois necessita da retirada do documento, apesar de não serem impedidas de fazer os procedimentos.

Leia também:  Homem é preso acusado de descumprimento de medidas protetivas em MT

Por orientação do Ministério de Saúde, alguns planos de saúde já exigem o documento e as escolas municipais e estaduais já devem solicitar o cartão para a matrícula do aluno.

O cartão SUS, segundo Heverton, é uma forma de garantir a eficiência e qualidade do serviço, além de servir como um banco de informações sobre o histórico clínico do usuário.

Como forma de facilitar a retirada do cartão, alguns Postos de Saúde da Família (PSF) deverão proceder com a emissão do documento. A central para emissão do cartão do SUS é localizada na rua Rio Branco esquina com avenida Bandeirantes, com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.

Leia também:  Motorista do Uber é agredido por taxistas, mesmo não sendo culpado por acidente

Para confecção do cartão é necessário a apresentação dos RG, CPF e número de CPF, no caso de criança a certidão de nascimento. O documento é emitido com no máximo cinco minutos.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.