A farinha de casca de maçã é mais uma dessas farinhas funcionais que nos ajudam a manter a forma e a ter saúde. O bom é que o preparo dessa farinha não é trabalhoso. A maçã é uma fruta rica em pectina, taninos, ácido málico e flavonoides, que ajudam a amenizar problemas do sistema digestivo (diarreia, constipação intestinal) e o aumento das taxas de colesterol.

A fruta também regula os níveis de glicose e triglicérides no sangue. Muitos médicos tratam células cancerosas do cólon e do fígado com extrato de maçã, que inibe a proliferação dessas células. A fruta contém parcelas significativas de fitonutrientes capazes de obstruir a oxidação do LDL, o mau colesterol, responsável por causar doenças cardiovasculares. Rica em polifenóis, a maçã exerce um papel de “varredora” de radicais livres para fora de nosso corpo. Os polifenóis são substâncias com grande poder de neutralizar as moléculas de radicais livres (que causam lesão às células e, consequentemente, doenças), sendo considerados, portanto, substâncias antioxidantes. Entre as grandes fontes de polifenóis, podemos citar vinho tinto, uva, morango, pera, ameixa, cereja, chá e chocolate. Todos esses alimentos são ricos em polifenóis – mas a maçã é a grande campeã.

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E mais uma desta redondinha de casca vermelha: alguns atrás, pesquisadores da Nippon Sport Science University Graduate School, no Japão, constataram que a maçã, além de ser excelente para a saúde, facilita o emagrecimento e a perda da gordura corporal. De acordo com eles, a ingestão moderada de maçã por um período de três semanas promoveu uma perda de gordura de aproximadamente 20% em cobaias de laboratório, além de aumentar significativamente a capacidade antioxidante das cobaias. A farinha de casca de maçã, claro, tem todas essas qualidades da fruta. E, além de fazer bem à saúde, é muito saborosa. Vamos aprender a receita? Anote:

INGREDIENTES 6 maçãs (de preferência orgânicas)

MODO DE PREPARO Lave bem as maçãs. Descasque-as. Ponha as cascas em fôrma retangular. Leve essa fôrma ao forno em fogo baixo até as cascas secarem. Mexa de vez em quando para não queimar. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque as cascas no liquidificador e bata bem, até a farinha ficar bastante fininha. Guarde em um pote muito bem tampado.

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COMO USAR Coloque 1 colher (sopa) em 1 copo de água, mexa bem e tome meia hora antes das principais refeições. Você também pode usar a farinha de casca de maçã em sucos e vitaminas.

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