Maior medalhista olímpico da história, com 22 medalhas no total, seis delas apenas nos Jogos de Londres, em 2012, o nadador americano Michael Phelps voltará a competir profissionalmente este mês. É o que garantem vários jornais americanos, entre eles o “Chicago Tribune”. Segundo as publicações, Phelps, de 28 anos, decretaria o fim de sua aposentadoria durante o Arena Grand Prix de Mesa, no Arizona, entre os dias 24 e 26 de abril, na Skyline Aquatic Center. Estão confirmados na competição grandes nomes da natação americana, como Ryan Lochte e Katie Ledecky. A Federação Americana de Natação confirma a inscrição do atleta na disputa.

A participação de Phelps seria a primeira após sua retirada das piscinas, em 2012, quando conquistou seis medalhas em Londres, quatro delas de ouro. E poderia ser o começo de uma trajetória rumo ao seu quinto Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016. Desde o ano passado seu retorno vem sendo especulado pela mídia americana. A disputa terá 500 atletas, com cerca de 50 nadadores da seleção americana.

Leia também:  Com a demissão de Ceni, São Paulo vai completar 16 técnicos em 8 anos

A Arena Grand Prix de Mesa faz parte de um circuito nacional dos Estados Unidos que coloca em ação, em seis etapas, a nata da natação do país. A competição distribui ao todo cerca de US$ 150 mil (quase R$ 350 mil em premiação) durante o ano.

Em agosto, o campeonato nacional americano acontece em Irvine, e serve de qualificação para o Mundial de natação, em 2015. Para o técnico de Phelps, Bob Bowman, é cedo para fazer qualquer avaliação sobre Michael.

– Se ele nadar um torneio nos próximos meses e for bem, ele provavelmente vai participar da competição em Irvine. Mas isso não quer dizer que ele buscará uma vaga nas Olimpíadas de 2016 – frisou.

Leia também:  União, mesmo com derrota, avança e joga de novo contra o Dom Bosco

Bowman garante que Phelps gostaria de se concentrar em provas curtas, como os 100 metros estilo livre e os 100 metros borboleta. O americano tem medalhas olímpicas nos 100 e 200 metros borboleta, 200 e 400 metros medley e nos 200 metros estilo livre.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.