Agora MT Mundo Nigéria pode se tornar a maior economia africana
MUNDO

Nigéria pode se tornar a maior economia africana

Fonte: Da redação com Agência Brasil
VIA

A Nigéria deve passar a ser a maior economia africana. Serão conhecidos, no domingo (6), os novos dados sobre a produção econômica, que resultam da atualização dos números conforme o método seguido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Instituto Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) vai divulgar os novos dados econômicos, que deverão mostrar o país mais populoso da África passando para o primeiro lugar entre as economias do continente, desbancando a África do Sul.

O Departamento de Estatísticas das Nações Unidas recomenda aos países que revejam os cálculos sobre o Produto Interno Bruto de cinco em cinco anos para refletir as mudanças na produção e no consumo. A Nigéria não atualizava os dados desde 1990.

Os novos dados devem já levar em conta os novos setores em rápido desenvolvimento, como as telecomunicações e a indústria cinematográfica local, conhecida como Nollywood.

A Nigéria é o maior produtor de petróleo africano e cresceu 6,8% ao ano, em média, entre 2005 e 2013. Está prevista um aumento para 7,4%, de acordo com o Fundo Monetário Internacional, que é comparado com os valores ligeiramente acima de 5% para a África do Sul entre 2005 e 2009, que tem tentado ir além de 3,5% nos últimos cinco anos.

Analistas consideram, no entanto, que ter o título de maior economia da África não reflete as condições de vida dos seus 170 milhões de habitantes, que continuam, em sua maioria, a viver com menos de US$ 2 por dia, a enfrentar altas taxas de desemprego e dificuldades no acesso a bens essenciais como a eletricidade e a água.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas