A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste participa da 16ª Campanha Nacional de vacinação Contra a Gripe, promovendo o “dia D” da vacinação que ocorre neste sábado (26), onde todas as Unidades de Saúde Pública (exceto Pronto Atendimento Municipal – PAM) estarão abertas no horário das 07:30 as 16:30h.

A meta da Secretaria é a imunização da população dos chamados “grupos prioritários”: Pessoas acima de 60 anos de idade ou mais; Gestantes (qualquer idade gestacional); mulheres no período de até 45 dias após o parto; crianças de 06 meses a menores de 05 anos; trabalhadores da saúde e pessoas com doenças crônicas.

As pessoas que forem tomar a vacina, devem levar consigo o Cartão de Vacinação para que seja atualizado, caso necessário.

Leia também:  Rondonópolis será sede da 11ª edição da Caravana da Transformação

O Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Wagner de Brito, informa que também no sábado, juntamente com a vacinação contra a Gripe, a Secretaria estará disponibilizando a vacinação contra o vírus HPV (causador do câncer de colo do útero) nas meninas de 11,12 e 13 anos de idade.

De acordo com o secretário de Saúde, Fabio Lago, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 49,6 milhões de pessoas em todo o país.

Imunização

A imunização é via injeção e protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno. A pessoa que é vacinada não fica gripada em função da imunização.

Segundo o secretário de Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade porinfluenza.

Leia também:  Fórum critica projeto de lei nocivo à população e ao meio ambiente
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.