A Secretaria de Estado de Saúde divulga as ocorrências por Gripe A/H1N1 em todo o Estado de Mato Grosso no ano de 2014. De 01 de janeiro a 01 de abril, foram notificados 27 casos, sendo 05 positivos (03 Cuiabá, 01 Várzea Grande e 01 Colider).

No ano de 2013 o fechamento das ocorrências por Gripe A/H1N1 em todo o Estado de Mato Grosso foi de 190 casos de gripe, dos quais 15 são positivos para Influenza A H1N1, 15 casos de Influenza B, 8 casos de Influenza A H3N2, e 09 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 02 casos inconclusivos, 116 casos descartados e 25 casos em investigação. O Estado teve 11 óbitos confirmados, sendo 05 por A H1N1 (03 Cuiabá, 01 Sorriso, 01 Rondonópolis), 02 por AH3N2 (1 Juara e 01 Campo Novo dos Parecis), 01 Influenza B (Cuiabá) e 03 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Leia também:  Obra de duplicação da Filinto Müller é vistoriada em Várzea Grande

COMO SE PREVENIR: Medidas simples de higiene pessoal são ações fundamentais para evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

É aconselhável ao doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas) ; evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar. Estas medidas ajudam a eliminar os agentes das infecções respiratórias. A ingestão abundante de líquidos ajuda na cura

Leia também:  Secitec prorroga inscrições para MT Enem 2017
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.