A secretária explicou que os médicos cubanos irão preencher o quadro de profissionais nos PSFs – Foto: Varlei Cordova/AGORA MT
A secretária explicou que os médicos cubanos irão preencher o quadro de profissionais nos PSFs – Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Três médicos cubanos do programa do Governo Federal, Mais Médico, devem chegar a Rondonópolis no próximo dia 12 de abril para completar o quadro de profissionais nos Postos de Saúde da Família (PSF) do município.

Em coletiva à imprensa, a secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, informou que atualmente existem cinco PSFs sem médicos, mas que o problema será solucionado com a chegada de dois profissionais do Rio de Janeiro e os demais de Cuba. A gestora observou que até o momento Rondonópolis não estava incluso no programa.

Marildes ressaltou a importância dos PSFs na prevenção de saúde e principalmente para evitar o excesso de consultas no Pronto Atendimento (P.A.) que compromete o socorro aos casos de urgência e emergência.

Leia também:  CDL entrega primeira remessa de doações para as entidades

A gestora disse que infelizmente é muitíssimo grande a procura de pacientes que recorrem ao P.A. para solicitar receita, atestado médico ou fazer um check-up, serviço que devem ser realizados nos PSFs. “É preciso mudar a cultura da população quanto a procura do Pronto Atendimento, para que os próprios usuários não venham passar por algum prejuízo com a demora em decorrência da espera”, frisou.

Durante a coletiva Marildes também confirmou a inauguração do Pronto Atendimento do bairro Cidade de Deus.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.